segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Opinião "Guia para um final feliz", Matthew Quick

Sinopse

Pat Peoples está de regresso ao mundo da normalidade da vida familiar em casa de seus pais após ter permanecido numa instituição psiquiátrica devido a um traumatismo grave. Da memória deste fervoroso adepto dos Eagles de Philadelphia desapareceu uma participação do clube no Super Bowl e a demolição do antigo estádio. Ninguém, lá em casa, lhe fala de Nikki, a sua mulher, e até o seu novo terapeuta parece incitá-lo ao adultério. Tudo assume um aspeto cada vez mais estranho. Como a pouco e pouco se vai revelando, anos da sua vida tinham-se pura e simplesmente apagado. Apesar disso, Pat não se deixa desviar daquela que acredita ser a missão de autoaperfeiçoamento.

Guia para Um Final Feliz é uma narrativa vibrante e intensa que nos oferece uma visão refrescante sobre sentimentos de perda, depressão e amor. É também um magnífico romance de estreia. A versão cinematográfica estreia em Portugal em janeiro de 2013.
 


Opinião

Tenho este livro, Guia para um final feliz, de Matthew Quick, há imenso tempo na minha estante e acabei por lê-lo só agora por se enquadrar em algumas categorias de desafios de leitura nos quais estou a participar.

Gostei muito deste livro por ser uma leitura rápida, mas ao mesmo tempo abordar um  tema pertinente, a doença mental. Pat Peoples, o protagonista, volta para casa dos pais após ter permanecido numa instituição psiquiátrica durante um período de tempo que o próprio parece não recordar. Pat vive focado em reatar a relação com Nikki, a sua ex-mulher, mas que para ele continua a ser a sua esposa e ele acredita que é uma questão de pouco tempo até tudo voltar a ser como era, e procura ao máximo se tornar um homem melhor para ela. Pat vive uma fantasia durante a maior parte do livro e é doloroso para o leitor acompanhar o seu sofrimento e os seus desafios diários. A sua mãe é o seu maior apoio, já o pai é um elogio à insensibilidade. O enredo adensa-se quando Pat conhece Tiffany, uma mulher com uma bagagem também pesada e juntos percorrem um caminho que eu gostei muito de acompanhar.
 
Pat é fervoroso adepto dos Eagles e muitas páginas falam de futebol americano e confesso que essas partes li um bocadinho na diagonal. Aviso-vos também que vão encontrar spoilers de alguns clássicos da literatura, que eu espero conseguir esquecer! 

Exceptuando esses dois pormenores, recomendo este livro por ser uma leitura fluída, mas que simultaneamente nos faz reflectir e relembrar que devemos ser tolerantes com os outros pois não sabemos de antemão o peso que carregam aos ombros.
 
Guia para um final feliz é um livro diferente, não tem os clichés a que estamos habituados, as personagens não são a preto e branco, boas e más, são o que são. 
 
 

5 comentários :

  1. Bom dia
    Muito grata, pela vossa partilha de opinião, são sempre uma farol no que toca a leitura.
    Cumprimentos
    Fátima Penedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima,
      Muito obrigada, ficamos contentes que assim seja :)
      Boas viagens,
      Bárbara Tomé

      Eliminar
  2. Está na minha lista de leitura, obrigada pela opinião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana :)
      Teve bastante tempo na minha lista e sempre a ficar para depois :D Vai acontecer o mesmo com o filme, que ainda não vi :D

      Eliminar
  3. Está na minha lista de leitura, obrigada pela opinião

    ResponderEliminar