domingo, 20 de março de 2022

Opinião "O Passageiro Misterioso", Louise Candlish

Sinopse

Numa manhã gelada de Dezembro, um homem apanha o barco que o leva todos os dias para o trabalho. O amigo e vizinho Kit não apareceu, mas Jamie não está muito preocupado. No entanto, ao desembarcar, é surpreendido por dois agentes de polícia que o querem interrogar sobre a última vez em que os dois estiveram juntos. Kit está desaparecido desde então.

Ao ser interrogado, Jamie percebe que alguém o acusou de discutir com Kit na última noite em que este foi visto. E o outro passageiro acredita que Jamie cometeu um crime. Incrédulo, Jamie recorda como conheceu Kit e a sua mulher, Melia, e de que forma as suas vidas ficaram irremediavelmente ligadas.



Opinião

Começo por agradecer ao Clube do Autor a cedência de um exemplar de O Passageiro Misterioso, de Louise Candlish, para leitura, de forma a poder partilhar convosco a minha opinião. 
 
Já se devem ter deparado com este livro pelas redes sociais, uma vez que tem sido bastante divulgado e lido pelos leitores mais sedentos de novidades. Gostei desta leitura porque me entreteve e distraiu de forma agradável. O único grande defeito que lhe consigo apontar, e ao qual outros leitores já fizeram referência, é o seu tamanho. Para um enredo relativamente simples, a narrativa é muito longa acabando por perder velocidade em alguns momentos. Mas, de uma forma geral a leitura é fluída, as suas personagens convincentes e a trama bem conseguida, algo mediana para quem lê muitos livros do género. 
 
A autora conta-os uma história de traição e mistério. Jamie, o protagonista, apanha todos os dias um barco para ir para o trabalho. Numa manhã de Dezembro, o seu amigo Kit, companheiro de viagem, não apareceu, e ao desembarcar, dois polícias abordam Jamie quanto ao desaparecimento de Kit. Uma discussão entre os dois é o ponto de partida da investigação. No entanto, nem tudo é o que parece e o leitor vai entrar numa espiral de mentiras, traições, enganos e desenganos que conduzem a um final não fantástico, mas consistente. 
 
Gostei e fiquei curiosa com outros livros da autora que venham a ser publicados.
 

2 comentários :