quinta-feira, 31 de março de 2022

Opinião "A Senhora da Magia", Marion Zimmer Bradley

Sinopse

A saga mágica e intemporal das mulheres por detrás do trono do Rei Artur.

Morgaine é ainda uma criança quando testemunha a ascensão de Uther Pendragon ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgaine, presa a um casamento infeliz com Gorlois.

Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther e Igraine e, dessa aliança, nascerá Arthur, a criança destinada a salvar as Ilhas. Morgaine, dotada com a Visão, é levada por Viviane para Avalon, para receber treino como sacerdotisa da Grande Deusa. É então que assiste ao despertar das tensões entre o velho mundo pagão e a nova religião cristã.

O que Morgaine desconhece é que o destino irá armar-lhe uma cilada e pô-la, de novo, no caminho do meio-irmão Arthur da forma que menos espera.


Opinião

A mitologia Arturiana sempre me despertou algum interesse, e por isso quando surgiu a oportunidade de ler este livro, foi com agrado que parti para esta nova aventura. Desde já quero agradecer à Saída de emergência pela oferta deste exemplar, para partilhar a minha opinião.

Nesta obra de Marion Zimmer Bradley, a história é-nos contada do ponto de vista feminino, realçando a importância das mulheres no enredo. Inicialmente acompanhamos a história de Igraine, mãe de Morgaine e de Arthur, e da sua relação com o seu marido, até ao nascimento do pequeno Arthur. A partir deste ponto, a história é totalmente focada em Morgaine e na sua aprendizagem com a sua tia Viviane.

Bradley traz-nos descrições detalhadas, com grande imaginação, e aborda temas controversos, como por exemplo as crenças religiosas.

Como lado menos positivo, destaco a escrita que não me atraiu. As frases são por vezes muito longas e com muitas vírgulas, o que torna a leitura um bocadinho confusa. As relações amorosas entre as personagens são também um pouco, no mínimo, estranhas.

E assim, chego ao fim da leitura sem saber o que achar da mesma. É uma história que fala das várias crenças, num só Deus ou em vários Deuses; fala na importância que alguns povos dão às opiniões das mulheres e outros não. É uma história com temas aos quais é impossível ficar indiferente. Foi um livro que gostei, mas acho que poderia ter sido algo mais.


🌟🌟🌟



Para mais informações sobre os livros, consulte aqui o site da Saída de Emergência.

Sem comentários :

Enviar um comentário