terça-feira, 19 de abril de 2022

Opinião “Um Amor do Passado”, Kristin Hannah

Sinopse:

“Madelaine Hillyard é uma cirurgiã cardiovascular mundialmente famosa, com um desempenho profissional irrepreensível. Já na sua vida pessoal não é tão bem-sucedida. Uma mãe dedicada, mas soterrada pelo trabalho, está constantemente em xeque perante a filha, que cria sozinha. Com 16 anos, Lina é uma adolescente confusa e zangada - como todos nós fomos -, e, a cada dia que passa, cada vez mais distante da sua mãe: uma rebelde desesperada por encontrar o pai que nunca conheceu. Igualmente complicados para Madelaine são os irmãos DeMarco: enquanto o padre Francis DeMarco está sempre disponível para a ajudar, o seu irmão, Angel, há muito escolheu o caminho de mau rapaz. Foi Angel quem, anos atrás, abandonou Madelaine - e uma Lina por nascer -, partindo numa busca muito pessoal pela fama e glória. Madelaine ficou destroçada, mas agora ele reaparece na sua vida… e procura ajuda junto daqueles que antes traiu.”


Opinião:

Para começar, este foi o primeiro livro que li de Kristin Hannah e, enveredei nesta leitura com grandes expectativas, não fossem ótimas as opiniões relativas a outros livros da autora como O Rouxinol e Os Quatro Ventos.

A autora conta-nos a história de Madelaine Hillyard, mãe de Lina, e dos irmãos DeMarco. Contrariamente a obras que lia há vários anos, cada vez mais temos livros que primam não pelos seus acontecimentos, mas por tudo o que acontece entre eles e pelos sentimentos das várias personagens. E, por isso, apesar de os acontecimentos serem de certa forma previsíveis durante a leitura, a verdade é que isso não tira a magia da leitura, uma vez que o suspense não era o objetivo principal da autora. No entanto, como habitual não quero aqui revelar nenhum spoiler.

Tudo começa quando Madelaine e Angel DeMarco se apaixonam aos 16 anos de idade. Em tenra idade, pouco sabemos nós sobre a vida, e como tal, perante qualquer obstáculo, o medo do desconhecido ganha proporções capazes de afastar duas almas apaixonadas. Assim, quando Madelaine fica grávida, o medo apodera-se de Angel, o que o leva a afastar-se e a abandonar Madelaine, uma Lina por nascer e Francis DeMarco, o seu irmão. Vários anos depois, rodeado de álcool e drogas, a vida prega-lhe uma grande partida. Com Insuficiência cardíaca terminal, este é internado na cidade onde nasceu, a aguardar um transplante cardíaco. E é a partir desta premissa que a narrativa se desenrola.

Como coração mole que sou, seria impossível ficar indiferente a esta história. No entanto, não posso dizer que me tenha arrebatado por completo. Sinto que é uma leitura em que vamos saboreando vários pequenos bonitos momentos. Apesar de publicada este ano pela Bertrand Editora, esta já foi escrita em 1996, e talvez por isso aquilo que sentimos hoje possa ser menos intenso.

Adorei o facto de a história não se centrar no suspense do transplante do coração de Angel, mas sim nas maravilhosas personagens que nos são apresentadas. Como bem sabemos, saímos à rua e o que mais vemos são juízos de valor, preconceitos (já não tão óbvios, mas que infelizmente existem). E se há algo que adorei neste livro em particular, foi a forma como Kristin Hannah nos faz acreditar que as pessoas podem mudar, que todos merecemos uma segunda oportunidade, que apesar da mágoa, o amor é um sentimento mágico, único, e indescritível.

Como ponto menos positivo, penso que as questões éticas passaram um pouco ao lado. Na minha perspetiva é algo de extrema importância na vida real, no entanto, admito que para aquilo que a autora nos queria transmitir, talvez essas não fizessem diferença e pudessem até tirar parte da magia da obra.

Torna-se difícil fazer jus a esta leitura com as minhas palavras. Para quem gosta de romances como eu, é uma leitura que recomendo sem reservas, uma leitura daquelas que aquecem o coração, e que trazem ao de cima aquele sorriso de felicidade durante a leitura.


🌟🌟🌟🌟




Para mais informações, consultem o site da Bertrand Editora aqui

10 comentários :

  1. Ainda não li nada da autora, mas tenho curiosidade em conhecer as suas histórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra!
      Foi a minha estreia com a autora e será uma autora a seguir! :) Por isso acho que fazes muito bem!
      Um beijinho,
      Rosana

      Eliminar
  2. Eu li o livro "Estrada da noite" desta autora e gostei muito! Também fiquei curiosa com esta história, vou colocar na minha lista de leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Eu só tinha ouvido falar de "O Rouxinol" e de "Os quatros ventos", mas este foi de facto o primeiro que ler. Mas vou tenta acompanhar agora autora de perto!
      Um beijinho,
      Rosana

      Eliminar
  3. Obrigada por mais uma excelente opinião. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gosta muito desta autora, este livro está na minha wishlist!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ler este também já comprei mais um dela numa promoção :)
      Um beijinho,
      Rosana

      Eliminar