Sinopse:
“Madelaine Hillyard é uma cirurgiã cardiovascular mundialmente famosa, com um desempenho profissional irrepreensível. Já na sua vida pessoal não é tão bem-sucedida. Uma mãe dedicada, mas soterrada pelo trabalho, está constantemente em xeque perante a filha, que cria sozinha. Com 16 anos, Lina é uma adolescente confusa e zangada - como todos nós fomos -, e, a cada dia que passa, cada vez mais distante da sua mãe: uma rebelde desesperada por encontrar o pai que nunca conheceu. Igualmente complicados para Madelaine são os irmãos DeMarco: enquanto o padre Francis DeMarco está sempre disponível para a ajudar, o seu irmão, Angel, há muito escolheu o caminho de mau rapaz. Foi Angel quem, anos atrás, abandonou Madelaine - e uma Lina por nascer -, partindo numa busca muito pessoal pela fama e glória. Madelaine ficou destroçada, mas agora ele reaparece na sua vida… e procura ajuda junto daqueles que antes traiu.”
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYLweQF0H04Gbb-W0RPqAv1kXhrHknhpUJ9DFt5db1jzpsafKIyGS6bt9OnVjfYmq85wSdiUvD1XzW4luAJJgZT5BuLPoyR3VI17FDIl0NlbnabZvdhfRFCvt4xsRHm6aVl3RPQjNhrtmtsi54X8dMPoQbf6Gc4tfrP_XruiBvCjnPJHU6d4t7ThtwHw/s320/300x%20(16).jpeg)
Opinião:
Para começar, este foi o primeiro livro que li de Kristin Hannah e, enveredei nesta leitura com grandes expectativas, não fossem ótimas as opiniões relativas a outros livros da autora como O Rouxinol e Os Quatro Ventos.
A autora conta-nos a história de Madelaine Hillyard, mãe de Lina, e dos irmãos DeMarco. Contrariamente a obras que lia há vários anos, cada vez mais temos livros que primam não pelos seus acontecimentos, mas por tudo o que acontece entre eles e pelos sentimentos das várias personagens. E, por isso, apesar de os acontecimentos serem de certa forma previsíveis durante a leitura, a verdade é que isso não tira a magia da leitura, uma vez que o suspense não era o objetivo principal da autora. No entanto, como habitual não quero aqui revelar nenhum spoiler.
Tudo começa quando Madelaine e Angel DeMarco se apaixonam aos 16 anos de idade. Em tenra idade, pouco sabemos nós sobre a vida, e como tal, perante qualquer obstáculo, o medo do desconhecido ganha proporções capazes de afastar duas almas apaixonadas. Assim, quando Madelaine fica grávida, o medo apodera-se de Angel, o que o leva a afastar-se e a abandonar Madelaine, uma Lina por nascer e Francis DeMarco, o seu irmão. Vários anos depois, rodeado de álcool e drogas, a vida prega-lhe uma grande partida. Com Insuficiência cardíaca terminal, este é internado na cidade onde nasceu, a aguardar um transplante cardíaco. E é a partir desta premissa que a narrativa se desenrola.
Como coração mole que sou, seria impossível ficar indiferente a esta história. No entanto, não posso dizer que me tenha arrebatado por completo. Sinto que é uma leitura em que vamos saboreando vários pequenos bonitos momentos. Apesar de publicada este ano pela Bertrand Editora, esta já foi escrita em 1996, e talvez por isso aquilo que sentimos hoje possa ser menos intenso.
Adorei o facto de a história não se centrar no suspense do transplante do coração de Angel, mas sim nas maravilhosas personagens que nos são apresentadas. Como bem sabemos, saímos à rua e o que mais vemos são juízos de valor, preconceitos (já não tão óbvios, mas que infelizmente existem). E se há algo que adorei neste livro em particular, foi a forma como Kristin Hannah nos faz acreditar que as pessoas podem mudar, que todos merecemos uma segunda oportunidade, que apesar da mágoa, o amor é um sentimento mágico, único, e indescritível.
Como ponto menos positivo, penso que as questões éticas passaram um pouco ao lado. Na minha perspetiva é algo de extrema importância na vida real, no entanto, admito que para aquilo que a autora nos queria transmitir, talvez essas não fizessem diferença e pudessem até tirar parte da magia da obra.
Torna-se difícil fazer jus a esta leitura com as minhas palavras. Para quem gosta de romances como eu, é uma leitura que recomendo sem reservas, uma leitura daquelas que aquecem o coração, e que trazem ao de cima aquele sorriso de felicidade durante a leitura.
Ainda não li nada da autora, mas tenho curiosidade em conhecer as suas histórias.
ResponderEliminarOlá Alexandra!
EliminarFoi a minha estreia com a autora e será uma autora a seguir! :) Por isso acho que fazes muito bem!
Um beijinho,
Rosana
Eu li o livro "Estrada da noite" desta autora e gostei muito! Também fiquei curiosa com esta história, vou colocar na minha lista de leituras! :)
ResponderEliminarOlá :)
EliminarEu só tinha ouvido falar de "O Rouxinol" e de "Os quatros ventos", mas este foi de facto o primeiro que ler. Mas vou tenta acompanhar agora autora de perto!
Um beijinho,
Rosana
Obrigada por mais uma excelente opinião. Beijinhos
ResponderEliminarObrigada eu Rita :).
EliminarUm beijinho,
Rosana
Um livro a ler
ResponderEliminarDiria que sim :).
EliminarGostei bastante!
Um beijinho,
Rosana
Gosta muito desta autora, este livro está na minha wishlist!
ResponderEliminarDepois de ler este também já comprei mais um dela numa promoção :)
EliminarUm beijinho,
Rosana