terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Opinião "O Herói das Eras - Parte II", Brandon Sanderson

Sinopse

Quem é o Herói das Eras?

O mundo aproxima-se do fim, esmagado pela força imparável de Ruína. Vin, Elend e os companheiros procuram desesperadamente opor-se-lhe, mas nada do que fazem parece ter algum efeito ou, quando o tem, é o oposto do que pretendem. De que serve a mera alomância contra um deus?

Especialmente quando não parece haver nada além dela, pois até as misteriosas brumas, em tempos aliadas, parecem ter-se tornado malignas. Mas será que desistir é uma opção? Terá chegado o momento de baixar os braços e aceitar o fim de tudo o que se ama?

Num mundo sufocado pela cinza e abalado por erupções contínuas e violentas convulsões sociais que afetam até a sociedade pacífica dos kandra, são estes os dilemas com que os sobreviventes do velho bando de Kelsier vão ser confrontados neste derradeiro volume da saga.


Opinião

Nem sei por onde começar. Toda a trama que Brandon Sanderson foi tecendo ao longo desta trilogia tem nesta obra o seu culminar. E o que achávamos que era verdade ao longo dos livros, bem, se calhar não o era! É muito difícil falar sobre toda esta trilogia sem deixar nenhum spoiler e isso acaba por ser um sinal da qualidade da mesma.

Ao longo deste volume continuamos a acompanhar as aventuras de Vin, Elend e Sazed e os seus sacrifícios para evitar o fim do mundo. Para além destes, foi muito interessante o desenvolvimento do Susto: a forma como cresceu e a importância que acaba por ter na história é um dos pontos altos do livro.

Todas aquelas pequenas coisas que Sanderson nos foi dando ao longo dos vários volumes, fazem agora sentido, e conseguimos ver a importância que abarcam para o final desta história. É incrível como o autor conseguiu unir todos os pontos ao longo de toda esta viagem. E agora que já sei como isto acaba, olhando em retrospectiva, tudo faz sentido.

Brandon Sanderson entrou com facilidade para a lista dos meus escritores preferidos, com a sua escrita simples, envolvente e sempre cheia de imprevisibilidade. O modo como conseguimos criar empatia pelas personagens e perceber os seus receios é a prova de como realmente o autor sabe conquistar o leitor.

Uma saga que vai deixar saudades, mas que pretendo um dia reler. O único ponto negativo é mesmo não terem sido traduzidos mais livros de um dos melhores escritores de fantasia da atualidade. :)

🌟🌟🌟🌟🌟


Para mais informações consulta o site da Saída de Emergência aqui

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário