quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Opinião "O Poço da Ascensão", Brandon Sanderson

Sinopse

Uma das sagas de fantasia que mais sucesso teve nos últimos anos. Todos os fãs do género deveriam ler.

Alcançaram o impossível: o mal que governara o mundo pela força do terror foi derrotado. Mas alguns dos heróis que lideraram esse triunfo não sobreviveram, e eis que surge uma nova tarefa de proporções igualmente gigantescas: reconstruir um novo mundo. Vin é agora a mais talentosa na arte e técnica da Alomância e decide reunir forças com os outros membros do bando de Kelsier para ascender das ruínas de um passado vil.

Venerada ou perseguida, Vin sente-se desconfortável com o peso que carrega sobre os ombros. A cidade de Luthadel não se governa sozinha, e Vin e os outros membros do bando de Kelsier aprendem estratégia e diplomacia política enquanto lidam com invasões iminentes à cidade.

Enquanto o cerco a Luthadel se torna cada vez mais apertado, uma lenda antiga parece oferecer um brilho de esperança: o Poço da Ascensão. Mas mesmo que exista, ninguém sabe onde se encontra nem o poder que contém… Resta a Vin e aos seus amigos agarrar esta fonte de esperança e conseguir garantir o seu futuro e futuro de Luthadel, cumprindo os seus sonhos e os sonhos de Kelsier.


Opinião

O Poço da Ascensão é o segundo volume da saga Mistborn, escrita por Brandon Sanderson. Passado cerca de um ano após os eventos de O Império Final, damos por nós em Luthadel, onde Elend vai tentando governar, mas os inimigos começam a aproximar-se.

Trata-se de um livro onde vamos descobrindo mais sobre o passado, através dos estudos de livros antigos que Sazed investiga. Ele tenta desvendar os mistérios acerca do Poço da Ascensão, da ascensão do Senhor Soberano ao poder e quem será o Herói das Eras. Ao longo da narrativa Sanderson deixa-nos novas informações, mas sem nunca desvendar todo o mistério, o que nos leva sempre a querer continuar a ler e saber o que realmente são as Brumas e a Profundeza.

Acompanhamos também Elend, que tenta governar de forma justa, mesmo que assim esteja a prejudicar a sua posição de líder. E enquanto tenta ser justo, vê-se rodeado de exércitos que tentam conquistar a sua cidade e o seu povo. Há, portanto, também vários jogos políticos neste livro.

Enquanto tudo isto se desenrola, Vin continua a descobrir todo o seu poder, conhece outro Nascido das Brumas e vai tentando ajudar os seus amigos com todas as adversidades que lhes vão acontecendo.

Algo que é, sem dúvida, muito importante para mim é sentir que as personagens podem morrer, e isso não me acontece em muitos livros. Por vezes vemos os nossos heróis em perigo, mas sabemos que de alguma forma se vão safar. Nestes dois primeiros volumes isso não aconteceu. Já perdemos personagens com quem rapidamente simpatizei, e que gostava de continuar a acompanhar por mais algumas páginas, mas é isto que torna a leitura agradável e imprevisível, que nos deixa agarrados e com um sentimento de que a qualquer momento podemos simplesmente não ter mais desenvolvimentos daquela personagem.

Em suma, com muitas reviravoltas, personagens bem desenvolvidas e um mundo complexo e cheio de mistérios, é impossível não gostar de ler as obras de Brandon Sanderson. Voltarei em breve com O Herói das Eras!

🌟🌟🌟🌟🌟


Para mais informações consulta o site da Saída de Emergência aqui

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário