segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Opinião “O Rapaz do Pijama às Riscas”, John Boyne

Sinopse:

Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…


Opinião:

Para começar a minha participação deste ano no projeto Hol79 escolhi um livro dirigido até mais para o público infantojuvenil que, para grande vergonha minha, nunca tinha lido. E posso dizer que se trata de uma obra muito triste, mas maravilhosa. Mesmo como adulta, a leitura conseguiu deixar em mim a lagriminha no canto do olho.

Não são muitas páginas e, por isso, creio que também não me posso alongar no que revelo acerca da história. A narrativa desenrola-se em torno de Bruno, uma criança alemã de 9 anos, que se muda com a sua família para uma casa ao lado de um campo de concentração, uma vez que é para lá que o seu pai irá trabalhar. Mas como qualquer criança nesta idade, este não se apercebe do que de facto se passa à sua volta, e mesmo no seu país. E, se por um lado, a inocência é uma bênção, com esta obra vemos também os perigos da mesma em determinadas situações.

Perto da nova casa, Bruno faz uma nova amizade, diferente de todas as que algum dia teve, uma amizade que surge daquilo que melhor temos, as nossas conversas e o nosso coração. 

Assim, considero esta obra de leitura quase obrigatória, independentemente da idade. No entanto, saliento que a escrita é simples e claramente dirigida ao público mais jovem, tornando a sua leitura de certa forma mais leve, apesar do peso da mensagem que carrega.


🌟🌟🌟🌟🌟



Para mais informações consulta o site da Leya aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário