quinta-feira, 7 de março de 2024

Opinião “Um Preto Muito Português”, Telma Tvon

Sinopse:

Cabo-verdianos que vivem há muito em Portugal e neto de cabo-verdianos que nunca conheceram Portugal. Também é bisneto de holandeses que mal conheceram Portugal e de africanos que muito ouviram falar de Portugal. Vive em Lisboa, mas não é considerado alfacinha. Terminou a licenciatura na faculdade e vai trabalhar num call center, com outros negros e brancos, pobres e ricos. Budjurra faz parte de uma minoria que, lentamente, vai sendo cada vez menos minoria. É um preto português, muito português, que, ao longo do livro e das aventuras que relata, levanta questões relativamente a temas como racismo, discriminação, estereótipos, igualdade e humanidade, mas também música, rap, identidade - numa Lisboa morena e colorida que é necessário conhecer: «Posso dizer, sem qualquer orgulho, que sou um homem estranho. Tão estranho como a minha alma. […] E assim como os anos e meses fluem no meu espírito bom e impotente, continuo apenas mais um preto muito português.» Com a sua rara humanidade, Budjurra mostra-nos como se vive por dentro da invisibilidade da comunidade africana, como se lida com as narrativas falsas que a envolvem, como se sobrevive aos preconceitos e ao esquecimento.


Opinião:

Foi com enorme curiosidade que enveredei nesta leitura, através da gentil oferta da obra pela Quetzal Editores. E a verdade é que penso que a autora terá de facto cumprido o seu propósito.

Para começar posso dizer que se trata de um livro com uma escrita simples e clara, mas ao mesmo tempo capaz de alcançar o leitor. Através de Budjurra, a nossa personagem principal, somos colocados na sua própria pele, a debater os vários temas e frustrações com que este se depara.

Como nos diz a sinopse, Budjurra “É um preto português, muito português, que, ao longo do livro e das aventuras que relata, levanta questões relativamente a temas como racismo, discriminação, estereótipos, igualdade e humanidade ...”. Mas mais do que levantar estas questões, através desta personagem, como leitores, conseguimos pôr-nos exatamente naquele lugar.

Trata-se de um livro que dá até vontade de ir lendo devagarinho. Não se trata de uma narrativa contínua, mas sim de capítulos com vários temas e questões que podemos querer ler num dia ou noutro. Agora que o terminei, fiquei com vontade de noutro dia qualquer o abrir, e escolher novamente uma página para reler.

Mais do que uma obra sobre um preto muito português, acaba por ser uma obra sobre as minorias, sobre as ideias enraizadas na sociedade, sobre o preconceito, sobre a injustiça.

Apesar de a escrita em si não me ter conquistado por completo, sinto que crescemos com esta leitura, sinto que mais do que um belo livro se trata de um livro necessário, um alerta para aquilo que somos, e para aquilo que queremos ser.


🌟🌟🌟🌟



Para mais informações consulta o site da Quetzal Editores aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário