terça-feira, 11 de julho de 2017

Opinião "A Psicologia do Amor", Irvin D. Yalom

Sinopse

'Esta colectânea de dez histórias fascinantes da autoria do exímio psicoterapeuta Irvin D. Yalom desvenda os mistérios, as frustrações, o pathos e o humor inerentes ao encontro terapêutico. Ao narrar os dilemas dos seus pacientes, Yalom não só nos oferece um raro e arrebatador vislumbre dos desejos e das motivações particulares destes, como nos conta a sua própria história, empenhado em reconciliar as suas reacções profundamente humanas com a sua sensibilidade como psiquiatra. Não houve outro autor desde Freud que tenha contribuído tanto para esclarecer o relacionamento entre psicoterapeuta e paciente.' - in Goodreads

 

Opinião

A realidade consegue ser mais estranha - e, por conseguinte - infinitamente mais interessante que a ficção.

O Dr. Irvin D. Yalom, psiquiatra norte-americano de ascendência russa e principal figura da Psicoterapia Existencial, assume o papel de Carrasco do Amor (Love's Executioner - o título original da obra e da primeira das histórias que conta), no processo terapêutico dos seus pacientes. Nesta obra, dá-nos a conhecer dez histórias de dilemas e mudanças reais, com pormenores mais ou menos disfarçados para preservar o anonimato, para nos levar a reflectir.

Considero que não é propriamente voyeurístico o interesse que as histórias destas pessoas nos desperta, mas antes algo decorrente da necessidade de empatia, de percebermos que há outros com problemas semelhantes aos nossos, e de validar a procura de ajuda. Podemos não nos identificar por completo com nenhum dos “personagens”, mas há em cada um dos capítulos aprendizagens que podemos extrapolar para nós. Em linha com a ideologia da terapia existencialista, a obra aborda as questões da inevitabilidade da morte e da nossa dificuldade em aceitá-la, da solidão, da busca de significado na vida e da responsabilidade que a nossa liberdade traz – questões que, porventura, já terão assaltado o leitor, sem que se apercebesse que ao lado havia outra pessoa que guarda no íntimo dúvidas semelhantes.

Para além disso, Love's Executioner expõe o terapeuta como alguém imperfeito, com preconceitos, capaz de julgar o outro e de errar, mas que trabalha para ultrapassar as suas dificuldades e a cada paciente vai acumulando aprendizagens que lhe permitem ajudar melhor os que o procuram. Yalom é muito honesto em relação às suas falhas e às consequências das mesmas no processo terapêutico.

Reconheço que li a obra com interesse mais académico, mas julgo que qualquer pessoa que se interesse pelas questões existenciais e pelo funcionamento humano irá apreciar espreitar, ainda que por breves momentos, para o consultório de Yalom.

Sem comentários :

Enviar um comentário