segunda-feira, 7 de julho de 2014

Opinião - "Harry Potter e a Pedra Filosofal", J. K. Rowling

Sinopse:

“Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa. Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.”
  
 

Opinião:

Como a sinopse diz, e bem, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” é um fenómeno editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos. Eu sou uma das provas disso. Comecei a ler esta bela saga quando era mais pequena e fui crescendo com estes livros. Desde então já se passou algum tempo e, há uns dias atrás, tive uma súbita e estranha vontade de os reler. Porque não? Agora, com 23 anos, fui à minha estante e de lá tirei este primeiro livro. Olhei para ele, folheei as suas páginas e cheirei o livro, como se fosse a primeira vez. É claro que o seu estado não é de todo igual à primeira vez em que peguei nele. Agora, com cerca de 10 anos em cima, este encontra-se meio amarelinho e com algum cheirinho a velho.
 
A primeira coisa em que pensei antes de escrever esta opinião foi: “Tenho de ter cuidado com os spoilers”, uma vez que já li todos os livros desta brilhante colecção. Não é meu objectivo tirar a beleza desta história criando suspeitas acerca do fim da mesma, mas sim fazer ver, a quem ainda não viu, que estes livros valem a pena e, também, provar que nunca é tarde para os ler. É claro que aquilo que sentimos a ler será porventura muito diferente de quando lemos em pequeninos, no entanto, este será um pormenor ultrapassável. E, para quem não quiser ler enquanto adulto, pode sempre incentivar esta leitura aos seus mais pequenos. Gosto tanto destes livros que consegui escrever dois parágrafos de opinião cujo sumo é apenas: LEIAM J.
 
Começando pelo início, a narrativa desenrola-se em torno do mundo mágico, um mundo onde existem feitiços, feiticeiros, varinhas, criaturas mágicas, entre outras coisas. Para além disto, neste mundo existem também amigos, inimigos, o bem e o mal, coisas com as quais estamos familiarizados neste que é o nosso mundo real. E, sinceramente, é isto que torna este mundo tão belo: a capacidade de J. K. Rowling de transpor valores e lições de vida do mundo real para o mundo mágico.
 
Sendo esta uma re-leitura do livro, houve muitos pormenores de que me apercebi apenas agora. Para começar, infelizmente encontrei alguns erros de tradução, mas como tenho uma das edições mais antigas, talvez já estejam corrigidos. Apesar disso, estes erros não impedem a completa compreensão e apreciação do livro, tanto que, em pequena não os tinha valorizado. Quem voltar a ler este livro, também há-de reparar noutro facto importante e de admirar: a autora sabia muito bem, desde o primeiro livro, qual seria o fim desta história. E com isto não estou a dizer que leitores que ainda não leram conseguirão ver o fim ao ler o primeiro livro, pelo contrário. J. K. Rowling é simplesmente brilhante, assim como a editora que resolveu apostar nestes livros.
 
Como em qualquer novo mundo que alguém crie, este tem de ser explicado, e este livro é um pouco isso. Para quem o ler agora, não fique à espera de um livro brilhante, porque brilhante é o que a autora conseguiu fazer ao longo dos 7 livros.
 
Atrevo-me a dizer que é muito devido a estes livros que o meu género literário preferido é a fantasia. Reli este livro agora, daqui a uns tempos voltarei a ler os volumes seguintes, daqui a uns anos provavelmente voltarei a relê-los a todos e, um dia, mostra-los-ei a alguém pequenino.
 
 
"Existem muitos tipos de coragem. É necessária muita fibra para enfrentar os nossos inimigos, mas não é preciso menos para fazermos frente aos nossos amigos."
 
 
 

13 comentários :

  1. Eu também estou a reler os livros do Harry Potter :D Este mês vou dedicar o mês ao pequeno feiticeiro no meu canal. :)
    É tão bom voltar a Hogwarts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      É mesmo muito bom lá voltar :) vou tentar depois espreitar o pequeno feiticeiro no teu canal. :)
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  2. Eu comecei no Verão passado a reler a série HP, e um ano depois, já estou no último livro ((: (demorei tanto tempo porque pelo meio já li mais alguns livros).
    Eu amo esta saga, os livros são fantásticos e ensinam-nos tanto mas tanto!
    Adoro! Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Também vou continuar a relê-los, um a um :) mas também intercalando com outros livros. É engraçado como, não sendo a primeira vez, continua a ter aquela magia que tanto caracteriza esta saga. :)
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  3. Desde o primeiro livro que notei isso mesmo: J. K. Rowling sabia, desde o início, qual o rumo de toda a história. Isso vê-se bem e, em parte, foi o que me fez ficar fã da autora. Acho que é uma escritora que merece se destingir como se destinge. Ela é uma escritora que pensa bem na história que escreve, constrói personagens sólidas, credíveis e reais e sabe estruturar bem o enredo de um livro.
    Gostei bastante desta opinião. Fico à espera da opinião dos próximos. :)
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Fico contente que tenhas gostado :) e tive o cuidado de não fazer spoilers a ninguém.
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  4. A série "Wallflowers" da Lisa Kleypas é muito interessante. Recomendo a leitura desde o primeiro livro. Mas se quiser ler sem seguir a ordem também é possível :)

    Adoro Harry Potter e gostei da sua opinião.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Muito obrigada pela recomendação. :)
      Fico contente que tenhas gostado. :)
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
  5. Adorei a opinião eheheheh é por esses motivos e por mais que estou a ler o primeiro... e eu não tenho absoluta certeza absoluta mas quando ela publicou o primeiro já tinha quase todos escritos... mas posso estar enganada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Fico contente que tenhas gostado :) Por acaso não sei se já os teria escrito, mas que tinha as ideias bem assentes na cabeça, ai isso tinha :).
      Já leste todos?
      Boas viagens,
      Rosana

      Eliminar
    2. Não, tenho andado ocupada com trabalho e escrita mas vou lendo devagar para apreciar melhor

      Eliminar
    3. Acho que fazes muito bem. Eu própria estou a reler e há coisas que, em tempos, também me passaram ao lado. :)
      Beijinhos,
      Rosana

      Eliminar
    4. Por acaso também o noto, mas continuo a ter aquela fascinação que tinha quando li a primeira vez, se não fosse por estes livros, nunca teria ganhado o gosto de ler

      Eliminar