Sinopse:
"Em Augusta Falls, uma pequena comunidade rural no Sul dos Estados Unidos, a vida nunca mais será a mesma. Um assassino em série anda a semear o terror enquanto deixa atrás de si os corpos mutilados de raparigas pré-adolescentes. Joseph Vaughan, de apenas doze anos, não consegue evitar sentir-se profundamente impressionado com os acontecimentos. Por isso decide criar um grupo com o objectivo de descobrir o responsável pelos crimes. Mas o tempo vai passando, e um dia as mortes param subitamente. Só Joseph continuará a ser perseguido ao longo dos anos pela sombra do que se passou, até ser obrigado a confrontar-se com o pesadelo que lhe roubou a vida."
Opinião :
A história desenrola-se maioritariamente em Augusta Falls, contudo começa na mente de um assassino e parte a partir daí. O autor leva-nos numa viagem a conhecer este homem e os motivos para ele cometer o crime que nos confessa.
Este livro começa de forma muito positiva, não no que toca aos acontecimentos até porque estamos a falar de assassinatos, mas sim no ritmo criado pelo autor. A leitura é muito visual e quase parece que possui a sua própria banda sonora. Além disso, consegue traduzir de forma muito eficaz o ritmo frenético das memórias.
No entanto, este ritmo não se mantém. A narrativa torna-se lenta, quase como se o autor se perdesse nas descrições, fazendo com que a velocidade da acção diminuísse. Em vários momentos senti que estiva a ler um romance e que o crime em estudo era apenas um pormenor secundário da história.
No que toca à personagem principal Joseph Vaughan, não posso deixar de referir o quão estava bem construída. De facto, foi uma das razões que incentivou à leitura. Conhecê – lo, percebê-lo e ver o seu crescimento é um dos aspectos mais interessantes e cativantes do livro.
Em relação ao desfecho do livro, apesar de lógico, não posso deixar de pensar, que as últimas cem páginas parece que foram escritas apenas com o propósito de nos distrair da solução óbvia para o crime contado, o que tira um pouco de mérito ao trabalho realizado pelo autor.
Apesar de tudo, o livro contém alguns elementos que me dão vontade de dar mais uma oportunidade a este autor tais como: a criação do ambiente inicial, algumas das personagens criadas e aqueles pequenos capítulos em itálico que se vão encontrando pelo livro.
Viva,
ResponderEliminarOlha aqui está um livro que podia ter sido perfeito, não fosse alguns pormenores, mas ainda assim pelo que percebo um livro que vale a pena :)
Bjs e boas viagens
Olá Fiacha :)
EliminarÉ mesmo isso! :) Um dos maiores problemas foi também estar a contar com um thriller e ser mais um romance.
Boas Viagens
Bloguinhas