domingo, 2 de novembro de 2014

Opinião - " A Sombra do Medo", R. J. Ellory


Sinopse:

"Em Augusta Falls, uma pequena comunidade rural no Sul dos Estados Unidos, a vida nunca mais será a mesma. Um assassino em série anda a semear o terror enquanto deixa atrás de si os corpos mutilados de raparigas pré-adolescentes. Joseph Vaughan, de apenas doze anos, não consegue evitar sentir-se profundamente impressionado com os acontecimentos. Por isso decide criar um grupo com o objectivo de descobrir o responsável pelos crimes. Mas o tempo vai passando, e um dia as mortes param subitamente. Só Joseph continuará a ser perseguido ao longo dos anos pela sombra do que se passou, até ser obrigado a confrontar-se com o pesadelo que lhe roubou a vida."



Opinião :

A história desenrola-se maioritariamente em Augusta Falls, contudo começa na mente de um assassino e parte a partir daí. O autor leva-nos numa viagem a conhecer este homem e os motivos para ele cometer o crime que nos confessa. 

Este livro começa de forma muito positiva, não no que toca aos acontecimentos até porque estamos a falar de assassinatos, mas sim no ritmo criado pelo autor. A leitura é muito visual e quase parece que possui a sua própria banda sonora. Além disso, consegue traduzir de forma muito eficaz o ritmo frenético das memórias. 

No entanto, este ritmo não se mantém. A narrativa torna-se lenta, quase como se o autor se perdesse nas descrições, fazendo com que a velocidade da acção diminuísse. Em vários momentos senti que estiva a ler um romance e que o crime em estudo era apenas um pormenor secundário da história. 

No que toca à personagem principal Joseph Vaughan, não posso deixar de referir o quão estava bem construída. De facto, foi uma das razões que incentivou à leitura. Conhecê – lo, percebê-lo e ver o seu crescimento é um dos aspectos mais interessantes e cativantes do livro. 

Em relação ao desfecho do livro, apesar de lógico, não posso deixar de pensar, que as últimas cem páginas parece que foram escritas apenas com o propósito de nos distrair da solução óbvia para o crime contado, o que tira um pouco de mérito ao trabalho realizado pelo autor. 

Apesar de tudo, o livro contém alguns elementos que me dão vontade de dar mais uma oportunidade a este autor tais como: a criação do ambiente inicial, algumas das personagens criadas e aqueles pequenos capítulos em itálico que se vão encontrando pelo livro.


2 comentários :

  1. Viva,

    Olha aqui está um livro que podia ter sido perfeito, não fosse alguns pormenores, mas ainda assim pelo que percebo um livro que vale a pena :)

    Bjs e boas viagens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha :)

      É mesmo isso! :) Um dos maiores problemas foi também estar a contar com um thriller e ser mais um romance.

      Boas Viagens
      Bloguinhas

      Eliminar