terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Opinião - " A Sorte que Move o Destino", Matthew Quick

Sinopse: 

"Durante 38 anos, Bartholomew Neil viveu com a mãe e para a mãe... até ao momento em que ela adoece gravemente e morre. Sem saber como irá continuar a viver sem ela, começa a procurar um novo rumo para a sua vida, e a primeira pista que lhe aparece surge justamente numa das gavetas da mãe - uma carta assinada por Richard Gere, o próprio. Acreditando piamente que o famoso ator está destinado a ajudá-lo, Bartholomew escreve-lhe uma série de cartas contando-lhe todos os pormenores da sua vida. E é assim que, na companhia de um grupo de amigos e do espírito de Gere, Bartholomew viaja até ao Canadá, numa demanda que se revelará pródiga em surpresas… Com humor e sabedoria de vida, A Sorte Que Move o Destino, o novo romance do autor de Guia Para um Final Feliz, fala-nos da vontade sincera de um homem inadaptado de construir o seu próprio projeto de vida."


Opinião:

Matthew Quick é um autor que já se encontrava na minha prateleira, mas quando a Editorial Presença generosamente nos ofereceu um exemplar deste livro, decidi começar a descoberta deste escritor.

“A Sorte que move o destino” é um conjunto de cartas escritas por Bartholomew, um homem perto dos quarenta anos, solteiro, que vive com a sua mãe. Depois desta descrição, muitos se perguntarão porque é que isto é interessante ou, porque é que alguém se lembrou de escrever sobre alguém assim. Na realidade, este é apenas o ponto de partida para o desenrolar de uma história com momentos criados de forma engenhosa que nos levam numa viagem a um mundo que por vezes é deixado de parte. Sorrateiramente, através dos problemas que as personagens enfrentam, o autor faz-nos compreender assuntos que normalmente passam despercebidos ou que são criticados na sociedade. 

Além do mais, aborda um tema cada vez mais actual: as doenças psiquiátricas. Leva-nos a conhecer um pouco mais desse mundo e, assim, faz com que seja claro que, por vezes, o que é necessário é apenas um pouco de compreensão. 

Para além disso, apesar de todas os obstáculos e adversidades por que as personagens passam, é um livro com uma visão muito positiva do mundo e que nos leva a sorrir com as descobertas pessoais dos intervenientes. 

Não obstante possuir vários momentos considerados pesados, o autor consegue sempre instigar um pouco de humor nas situações, tornando a leitura muito agradável e leve, apesar dos temas retratados, criando uma narrativa com uma beleza graciosa. 

Assim, foi um autor que me cativou e que recomendo, e que certamente irei voltar a ler no futuro.


"Há beleza dentro de todos nós, Bartholomew. Só que, às vezes,esconde-se."



2 comentários :

  1. Desde o primeiro momento que vi esse livro já fiquei curiosa, gosto bastante da escrita do Matthew. Achei bem interessante ele ser escrito em cartas e esse toque de humor deve fazer diferença, por causa do tema abordado. Mas, fiquei ainda mais com vontade de ler o livro.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Wislanny

      Eu gostei muito, o tema é muito bem abordado e tem momentos deliciosos a história :)

      Boas Viagens,
      Sofia

      Eliminar