terça-feira, 22 de março de 2016

Opinião "O Cavalheiro Inglês", Carla M. Soares

Sinopse:

“PORTUGAL. 1892. Na sequência do Ultimato inglês e da crise económica na Europa e em Portugal, os governos sucedem-se, os grupos republicanos e anarquistas crescem em número e importância e em Portugal já se vislumbra a decadência da nobreza e o fim da monarquia. Os ingleses que permanecem em Portugal não são amados. O visconde Silva Andrade está falido, em resultado de maus investimentos em África e no Brasil, e necessita com urgência de casar a sua filha, para garantir o investimento na sua fábrica. Uma história empolgante que nos transporta para Portugal na transição do século XIX para o século XX numa descrição recheada de momentos históricos e encadeada com as emoções e a vida de uma família orgulhosamente portuguesa.”


Opinião:

Com muita pena minha, não escrevi esta opinião quando devia! A verdade é que, por vezes, as mudanças na nossa vida fazem com que mesmo as coisas que mais gostamos de fazer, como ler, fiquem um pouco para trás na nossa inúmera lista de tarefas diárias. Assim, sinto-me na obrigação de dizer que mais uma vez gostei muito de ler uma obra da Carla, e que espero conseguir transmitir da melhor forma o quão bem escreve a autora e a agradável leitura que nos proporciona em cada obra que escreve.

Queria tanto transmitir o que senti da melhor forma que ponderei reler a obra. Mas depois de pensar, cheguei à conclusão de que tal não faria sentido para já. Ainda só passaram 2 meses desde que li o livro, pelo que até corria o risco de o desvalorizar por ter a história de Sofia e Sebastião ainda muito presente no meu coração.

Na sequência do ultimato inglês, Carla Soares conta-nos de perto a história do visconde Silva Andrade que se encontra falido, como resultado de maus investimentos. E como é típico na história, a solução para muito destes problemas é casar rapidamente a sua filha Sofia.

No entanto, Sofia não é uma filha qualquer. Capaz de pensar pela sua própria cabeça, decide fazer aquilo que acha melhor para a sua família, que não corresponde ao que seria melhor para ela! Assim, com todos estes dilemas, ficamos a conhecer bem esta personagem, os seus pais e também o seu irmão, Sebastião.

E não poderia deixar de falar levemente no cavalheiro inglês, Robert, por quem podemos nutrir sentimentos contraditórios. Não quero falar muito dele para não criar ilusões nem desilusões, mas não podia deixar de referir que também ele tem um papel importante nesta história - não desse ele nome a esta bela obra "O Cavalheiro Inglês".

Mais do que a história em si, assim como “atrás de um grande homem temos uma grande mulher”, também “atrás de um bom livro temos um grande escritor”. E a Carla é uma excelente escritora. :) Sempre que pego num livro da autora, deparo-me com uma escrita cuidada, melodiosa, com descrições maravilhosas, capazes de agarrar o leitor do início ao fim do livro.

Fica sempre a vontade de ler mais livros da Carla! Já li o Alma Rebelde – sem dúvida o meu preferido, chamando pelo meu lado romântico! Mas este último – O Cavalheiro Inglês – não fica nada atrás. Lembro-me perfeitamente onde estava aquando da leitura da obra. Lembro-me também dos inúmeros sorrisos que fui esboçando no sofá. Lembro-me até de ter sentido necessidade de partilhar estes meus sorrisos e esta felicidade inerente à leitura de um livro da Carla! Ahhh como é bom ler um livro assim!

Para terminar, não poderia deixar de agradecer à Marcador Editora que gentilmente me cedeu esta obra para leitura e opinião, proporcionando-me mais uma vez uma leitura de qualidade, genuína e maravilhosa. Pode não ser capaz de conquistar todos os leitores, porque claro somos todos diferentes e temos gostos diferentes, mas é uma obra digna de ser lida, digna de ser sentida e digna de ser vivida!


Podem ler a minha opinião de Alma Rebelde aqui.


Sem comentários :

Enviar um comentário