sábado, 14 de maio de 2016

Posso Perguntar? Posso? - com Tânia Ganho

Sobre a autora:

"Tânia Ganho nasceu em Coimbra, onde estudou e deu aulas de tradução como assistente convidada da Universidade. Depois de ter feito legendagem de filmes durante vários anos e de ter passado pela redação da SIC como tradutora de informação, decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura. É tradutora de autores como David Lodge, Ali Smith, Rachel Cusk, Chimamanda Ngozi Adichie, Annie Proulx, Abha Dawesar, Jeanette Winterson e Anaïs Nin, entre muitos outros. Tem já publicados os romances A Vida sem Ti, Cuba Libre, A Lucidez do Amor e A Mulher-Casa, estes últimos na Porto Editora."


Entrevista:

Quando é que começou a escrever?

Aos doze anos comecei a escrever poemas, contos e diários. Os poemas eram muito maus e naturalmente desisti deles; com os contos ganhei um prémio literário; os diários acompanharam-me até aos vinte e poucos anos, altura em que os queimei.


Sempre se dedicou à escrita? O que a fez começar a escrever?

Lembro-me de passar horas, quando andava no jardim-escola, a escrever contos de fadas num caderno, que depois dava à mãe da minha melhor amiga para ela os corrigir. A minha relação com o mundo passou sempre pela escrita, pelo uso da escrita como mediador entre mim e a realidade, como se as coisas e os sentimentos só se tornassem reais depois de transformados em palavras e frases no papel.


Qual é o primeiro livro que se recorda de ler?

Um livro de contos tradicionais que me ofereceram num aniversário.


Qual é o próximo livro na sua lista de leitura?

O livro mais recente da Rachel Cusk.


Quais são os seus livros preferidos? E autores?

Os diários de Anais Nin, os diários de Virgínia Woolf, os contos de Doris Lessing, a ficção de Margaret Atwood, os romances de Joyce Carol Oates, toda a prosa da Chimamanda Adichie, a poesia completa de Anne Sexton, a poesia completa de Dorianne Laux, O Amante de Marguerite Duras, Siri Hustvedt, Rachel Cusk, Emmanuelle Pagano, Claire Castillon, os contos de Sophia, os contos da Patrícia Reis, a obra da Ana Teresa Pereira e e e... a lista é longa. E é uma lista só com nomes de mulheres, para contrabalançar todas as listas só com nomes de homens que circulam no mundo. 


Qual a melhor companhia para um livro? Um café, a praia, o quentinho do sofá?

Um sofá no Inverno. Uma praia no Verão. Gosto de abrir livros no Inverno e ver cair a areia do Verão.


O que a inspirou ao escrever A Mulher-Casa?

Os três anos que vivi em Paris nas águas-furtadas da École Militaire.


Como tem sido a reacção dos leitores ao seu livro?

A Mara já recebeu algumas cartas de amor. 


Gostava de ver A Mulher-Casa adaptado ao cinema/televisão?

O livro presta-se a isso. É muito cinematográfico. E a protagonista seria interpretada pela Marion Cotillard.


De todos os seus livros, qual é que lhe deu mais prazer de escrever?

A Mulher-Casa.


Quando escreve vai mostrando a alguém ou só no final pede opinião? E quem é a primeira pessoa a quem mostra o seu trabalho?

Só dou a ler o meu trabalho no fim, nunca durante o processo de escrita. Não gosto sequer de falar de um livro enquanto o estou a escrever. E dou-o sempre à minha mãe. É a minha primeira leitora.


O que diria a alguém que se estiver a iniciar como autor? 

É fundamental ler, ler, ler.


Quais são os seus projectos para o futuro?

Acabar o meu próximo livro. 


Agradecemos à Tânia Ganho, por se ter disponibilizado para responder a esta entrevista.
Desejamos-lhe as maiores felicidades e sucesso!

Sem comentários :

Enviar um comentário