quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Opinião “Vento Selvagem”, Sveva Casati Modignani

Sinopse:

“Mistral Vernati, o grande campeão de Fórmula Um, está em coma no hospital, depois de um terrível acidente na pista de Monza. Enquanto Mistral luta pela vida, uma pequena multidão de personagens move-se à sua volta, com motivações diversas e nem sempre confessáveis. Maria, a companheira, o seu primeiro e único amor; a mãe, que nunca conseguiu compreender as suas opções de vida, mas para quem ele era a sua razão de viver; Chantal, a mulher que nunca o libertou de um casamento falhado, e que mesmo naquele momento dramático só pensa em arruiná-lo; os filhos, Manuel e Fiamma. Entre recordações e segredos, descobriremos a verdadeira história de Mistral e Maria. Sveva Casati Modignani, apresenta-nos uma história tão romântica quanto dolorosa, dando vida a figuras inesquecíveis que animam a soberba intriga deste romance.”


Opinião:

Nunca tinha lido nenhum livro da autoria de Sveva Casati Modignani, no entanto, já tinha ouvido críticas bastante positivas relativamente às suas obras. Mas confesso que não era bem este tipo de narrativa que estava à espera. Apesar disso, foi um tipo de leitura que me surpreendeu pela positiva.

Os livros que lemos não têm, nem devem ser escritos todos da mesma maneira! E, por isso, posso dizer que Sveva Casati Midignani prima pela diferença. Não consigo dizer se isso se aplica as suas restantes obras, mas, neste caso, a autora apresenta-nos um romance retrospectivo. A partir de um acontecimento, vamos voltando atrás no tempo e descobrindo os vários acontecimentos que construíram a vida de cada uma das personagens. Posto isto, achei uma obra bastante curiosa e enriquecedora.

No que diz respeito à história em si, a narrativa desenrola-se em torno de Mistral Vernati – um campeão de fórmula um - e Maria – a sua companheira. Como nos diz a sinopse, tudo começa quando o primeiro é vítima de uma acidente no 5º campeonato do mundo, ficando em coma. E através deste acontecimento, tudo na vida desta personagem e das personagens que a rodeiam é trazido à superfície. Assim, ficamos a conhecer todas as suas motivações, o seu passado, o seu presente e até o seu futuro!

E o que assume o cerne desta obra não é o futuro de Mistral Vernati. Claro que é importante saber se este acorda ou não do coma a que ficou sujeito depois do acidente, mas mais do que isto a autora dá prioridade às explicações. “Como Vento Selvagem” é exactamente isso – a explicação do carácter do campeão de fórmula um – o seu passado, o seu presente e o seu futuro.

Apesar de não considerar que tenha sido uma obra arrebatadora, consigo encontrar muito mérito na escrita de Sveva Casati Modignani. Não serão obras que leia livro sim livro sim, mas que lidas na altura certa podem fazer a diferença!



Sem comentários :

Enviar um comentário