sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Opinião "Na Boca do Lobo", M. J. Arlidge

Sinopse:

"Quando a detetive Helen Grace encontra a vítima no chão, presa a uma cadeira, percebe que não se trata apenas de um jogo sexual que terminou mal - as provas demonstram que o agressor dispusera dos meios para libertar o seu refém, mas decidira não o fazer. Ao remover a fita adesiva do rosto da vítima, Grace reconhece-a: trata-se de alguém com quem mantinha um relacionamento de que ninguém pode saber.
Helen inicia uma autêntica caça ao assassino, ao mesmo tempo que luta por manter a sua vida privada em segredo. Contudo, as várias pistas seguidas revelam-se infrutíferas, e surge um novo homicídio.
Travando uma batalha contra o tempo, Helen enfrenta uma escolha impossível: confessar os seus segredos mais obscuros e perder o controlo do caso, ou ocultar a verdade e arriscar-se a cair numa armadilha."

 

Opinião:

Demorei algum tempo após acabar a leitura deste livro a começar a escrever a opinião. E isto deve-se ao facto de ter ficado por um lado chateada e por outro desiludida com o percurso que a história levou. 

Até aqui, M. J. Arlidge tem escrito histórias com criminosos bem construídos, descrições que tanto nos fazem querer continuar a leitura como a rapidamente desviar o olhos para não vermos o que está a acontecer. E, neste livro, apesar de a segunda condição se manter, a primeira ficou, a meus olhos, um bocadinho aquém das minhas expectativas. 

Deste modo, para mim, o assassino e as suas motivações foram exactamente o que estava à espera, foi tudo um pouco previsível, o que me deixou ligeiramente irritada no final do livro. Além disso, pareceu-me que a tentativa do autor em nos distrair do assassino foi mal sucedida e  honestamente pouco trabalhada. 

No entanto, o ritmo de escrita continua viciante, continuamos a querer ler avidamente sobre o que está a acontecer. Além do mais, cria algum momentos entre as personagens Sanderson, Charlie e Helen que são muito bem escritos e nos fazem reflectir sobre alguns tópicos nas interacções entre mulheres em empregos dominados por homens. 

Contudo, o que mais me marcou neste livro, assim de forma acutilante, foi a realização do que o autor tem estado a fazer ao longo destes 5 livros com o antítese entre Emilia e Helen. Estas duas personagens com passados que dariam um filme de terror, decidem fazer algo da vida mas de formas e com valores morais muito diferentes. 

Para além disto, parece que a personagem principal Helen Grace dá dois passos atrás neste capítulo da série, num momento em que deveria estar a evoluir mais. 

Todavia deixa-nos na mesma curiosos para o que vai acontecer a seguir, até porque nada fica resolvido ou decidido neste livro. Por isso, mantenho a esperança que no próximo volume o autor se redima. 

Sem comentários :

Enviar um comentário