quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Opinião "A Rapariga Que Sabia Demais", M.R. Carey

Sinopse

“Melanie é uma menina muito especial. Tem 10 anos e adora ir à escola, aprender coisas novas, falar com a professora Justineau sobre tudo o que fará quando crescer...Mas a ida à escola implica aguardar todos os dias na suas cela que homens armados venham buscá-la para a levar, amarrada a uma cadeira de rodas, para a sala de aula. Brinca com eles, diz que não morde. Mas ninguém se ri. Melanie tem um dom, mas nem todos os dons são uma benção.

Uma humanidade moribunda e irrecuperável é o palco de A Rapariga Que Sabia Demais, um livro ambicioso e apaixonante, cuja carga emocional esmagadora o destina a ser um dos romance mais marcantes do ano, que chegará também ao grande ecrã.”
 

Opinião

Este livro chegou-me às mãos graças à generosidade da editora, a Nuvem de Tinta (à qual agradecemos), e fiquei agradavelmente surpreendida com a sua leitura! Felizmente, a sinopse não revela demasiado sobre a história, o que foi decisivo para que fosse tão interessante. Tentarei portanto também não o fazer nesta opinião. 

O livro começa numa realidade invulgar. Acompanhamos Melanie, uma menina, no seu universo de clausura, do qual apenas saía para assistir às aulas. A partir daí, desenrola-se uma história cativante e rica em acção, com personagens bem pensadas e construídas.

Sem revelar demasiado sobre os acontecimentos, digo apenas que o mundo construído pela autora é abordado de uma forma diferente do habitual, numa perspectiva bastante mais científica e filosófica. Para dar espaço para explorar estas questões, a acção não avança tão depressa como seria desejável para alguns leitores, mas encheu-me as medidas. Foi um “sacrifício” que, na minha opinião, valeu a pena. Gostaria apenas que algumas pontas soltas fossem atadas, de perceber o que aconteceu a algumas personagens. No entanto, sendo esta uma narrativa centrada em Melanie (& Companhia), entendo que não houvesse oportunidade para revelar mais. 

Gosto bastante quando um livro surpreende, e este, sendo uma obra sobre a qual não tinha qualquer tipo de expectativas, e cujo mistério é preservado tanto quanto possível mesmo lendo a sinopse, foi um deles! Uma leitura recomendada, especialmente para os fãs de ficção científica e de universos distópicos! 


Esta obra foi adaptada para o grande ecrã este ano, num filme protagonizado por Gemma Arterton, Glenn Close e Paddy Considine. Deixamos aqui o trailer - atenção: contém spoilers!




Sem comentários :

Enviar um comentário