sábado, 29 de maio de 2021

Opinião "Quando Nada Acontece", Kathryn Nicolai

Sinopse

Histórias aconchegantes que sossegam a mente e ajudam a dormir.

As mentes ocupadas precisam de um lugar seguro para descansar. Se tem problemas para adormecer, acorda a meio da noite preocupado, ou fica ansioso durante o dia, este livro pode ser a solução. Em Quando nada acontece Kathryn Nicolai oferece uma forma saudável para sossegar a mente antes de dormir através do apelo intemporal das histórias de adormecer, numa versão para adultos. As histórias acontecem dentro e de uma cidade fictícia, cada uma revelando pequenos e doces momentos de alegria que se encontram no lugar-comum. À medida que os narradores sem nome e sem género contam os seus dias, evocam os distintos confortos oferecidos por cada uma das quatro estações e gentilmente acalmam o leitor até o sono. Desde celebrar a natureza e se deleitar com a alegria, ou ficar sozinho em casa, até o prazer de se perder nas estantes da biblioteca ou escolher o melhor tomate na feira, este tesouro tem algo para todos.

Também encontrará dezasseis novas histórias nunca antes apresentadas no podcast Nothing Much Happens, junto com ilustrações, receitas e meditações. Com décadas de experiência como professora de meditação e ioga, Kathryn Nicolai cria um mundo para entrar, um mundo rico em experiências sensoriais que silenciosamente ensina a atenção plena e autocompaixão, acalma a ansiedade e cria hábitos sólidos para um bom sono.

56023729. sy475

Opinião

Quando Nada Acontece, de Kathryn Nicolai, captou imediatamente a minha atenção, inicialmente por ser um livro muito bonito e depois porque achei a sua premissa incrível, um livro com histórias para adormecer para adultos. Um livro com o objectivo de nos dar sono pode parecer estranho, mas atendendo ao nosso quotidiano em constante sobressalto, este livro, que nos faz meditar de uma forma diferente, tem sido uma companhia assídua quando preciso de relaxar.  

Quando Nada Acontece chegou cá a casa em Dezembro, e agradeço à Suma de Letras por me ter cedido um exemplar. A verdade é que não é um livro para ser lido de seguida, mas sim um livro para nos acompanhar e que, por isso, tem estado na minha mesinha de cabeceira sempre pronto para me dar um ombro amigo.

Kathryn Nicolai conta-nos histórias em que realmente nada acontece, alguém regressa a casa, alguém  vai às compras, alguém faz um chá. A autora relata a vulgaridade dos dias comuns, fala-nos da normalidade que às vezes não valorizamos, relembra-nos das pequenas coisas que nos passam despercebidas. De alguma forma, a autora aconchega-nos e embala-nos, porque quando estamos a ler estamos a viver o que nos é contado e somos transportados para um lugar de calma. As histórias acontecem dentro de uma cidade fictícia e as personagens, sem nome e sem género, tornam-se próximas exactamente por isso, por nos podermos por no seu lugar.

Felizmente não sofro de insónias pelo que não vos posso dizer se este livro funciona ou não nesse contexto, mas a sensação de calma e tranquilidade ao lê-lo é real.  

O livro é de uma estética irrepreensível , daqueles livros que queremos ter na estante e admirar e folhear de quando em vez! Fiquei curiosa quanto ao podcast que deu origem a este livro e ouvi alguns episódios e recomendo que o façam. Ao longo das páginas de Quando Nada Acontece podem contemplar ilustrações, conhecer receitas e meditações, tudo para tentar nos ensinar os benefícios da  atenção plena.

Um livro que considero um óptimo presente!  

Nenhuma descrição disponível.

Sem comentários :

Enviar um comentário