sexta-feira, 4 de junho de 2021

Opinião “Pecados Santos”, Nuno Nepomuceno

Sinopse:

Nas comunidades judaicas de Londres e Lisboa, ocorre uma série de homicídios, todos eles recriando episódios bíblicos. Atos bárbaros de antissemitismo ou de pura vingança? 

Um rabino é encontrado morto numa das mais famosas sinagogas de Londres. O corpo, disposto como num quadro renascentista, representa o sacrifício do filho de Abraão, patriarca do povo judeu. O caso parece encerrado quando um jovem professor universitário a lecionar numa das faculdades da cidade é acusado do homicídio. Descendente de portugueses, existem provas irrefutáveis contra si e nada poderá salvá-lo da vida na prisão. Mas é então que ocorrem outros crimes, recriando episódios bíblicos em circunstâncias cada vez mais macabras. E as dúvidas instalam-se. Estarão ou não estes acontecimentos relacionados? Poderá o docente vir a ser injustamente condenado? Porque insistirá a sua família em pedir ajuda a um antigo professor, ele próprio ainda em conflito com os seus próprios pecados? As autoridades contratam uma jovem profiler criminal para as ajudar a descobrir a verdade. Mas conseguirá esta mente brilhante ultrapassar o facto de também ela ter sido uma vítima no passado? 

Abordando temas fraturantes da sociedade contemporânea como o antissemitismo e o conflito israelo-árabe, e inspirando-se nos Dez Mandamentos e noutros episódios marcantes do Antigo Testamento, Pecados Santos guia-nos através das ruas históricas de Londres, Lisboa e Jerusalém, numa viagem intimista e chocante sobre o que de mais negro e vil tem a condição humana.”


Opinião: 

Fui acompanhando o Nuno Nepomuceno desde o início com “O Espião Português”. E que bela estreia essa! Desde então, é certo e garantido que mais depressa ou mais devagar o Nuno é um autor português a acompanhar e irei ler todas as suas obras! 

“Pecados Santos” é o segundo livro da série Afonso Catalão. No entanto, já tinha lido “A Célula Adormecida” - o primeiro - na sua primeira edição em 2016! Começando pelo islamismo e agora passando pelo judaísmo, conseguimos perceber o quão rica e interessante acaba por ser a leitura da série. Segue-se “A Última Ceia”, com a qual estou muito curiosa! 

Tive pena por já ter lido o primeiro volume há bastante tempo, mas são livros passíveis de serem lidos de forma independente, partilhando apenas algumas das personagens e a sua história de vida (deveras importante). 

Ao longo de todas estas obras, é bastante óbvio o crescimento do autor enquanto escritor! No entanto, sinto que para este crescimento, aquela estrelinha que me conquistou na sua primeira trilogia, a parte mais humana e emocional, me tem feito alguma falta nas suas obras. Mas, mantenho a esperança de encontrar um pedacinho da “Trilogia Freelancer” nas páginas dos seus livros! 

Posto isto, falando agora de “Pecados Santos” propriamente dito! Tecnicamente e a nível da escrita nada a apontar! Assim como em "A Célula Adormecida", mas melhor, deparamos-nos nas primeiras páginas com uma grande quantidade de informação, principalmente para quem nunca se dedicou a este tipo de temáticas. No entanto, considero que esta quantidade foi bem medida nesta obra, o que a coloca em vantagem em relação ao primeiro volume. 

Como podem ler na sinopse, tudo começa com uma série de homicídios que recriam episódios bíblicos da história judaica. E ao fim de 5 livros percebo de facto a marca do Nuno - o thriller, sendo possível identificar as suas obras pela escrita e pelo seu conteúdo! Como sempre, o mistério persiste até às últimas páginas, não se tornando nunca previsível! Há livros em que conseguimos prever o final e descobrir o assassino; não é o caso dos livros do Nuno. Imprevisível não só no culpado desta série de homicídios, mas em toda a história! 

Senti apenas uma ou outra ponta solta! Uma ou outra questão que ficou por esclarecer na minha cabeça, e talvez por isso não possa dizer que o livro me arrebatou! Foi muito bom, e imprevisível, mas faltou-me algo. 

Como surpresa nesta obra, o lado mais chocante. Não estava a contar sentir o choque pelas palavras do Nuno, em momentos que quem já leu saberá identificar. 

Enfim, palavras para quê? 
Livro do Nuno Nepomuceno = Leitura obrigatória :) 

Publicado pela primeira vez em 2018, já vou um pouco atrasada :)! Infelizmente a vida nem sempre corre como gostaríamos, tendo sido o último ano um bom exemplo disso, mas felizmente teremos sempre nestas páginas, em qualquer hora, um refúgio para ela. 

Deixo aqui também os meus parabéns ao Nuno não só por tudo o que já li, mas pela sua mais recente novidade - a tradução de “A Morte do Papa” - Edição Húngara.


Sem comentários :

Enviar um comentário