sábado, 13 de novembro de 2021

Opinião "Contos da Montanha", Miguel Torga

15808087

Sinopse

Miguel Torga publicou em 1941 o livro de contos Montanha, que imediatamente foi apreendido pela polícia política. Em carta de Abril desse ano, Vitorino Nemésio, solidarizando-se com o amigo, escreveu a propósito dessa apreensão: «Acho a coisa tão estranha e arbitrária que não encontro palavras. De resto, para quê palavras se nelas é que está o crime?» Mais tarde, em 1955, Miguel Torga fez uma segunda edição no Brasil, com o título Contos da Montanha. A edição da Pongetti circulou clandestinamente em Portugal, assim como a 3.ª edição, de 1962. Em 1968, a obra Contos da Montanha foi de novo publicada em Coimbra, em edição do autor.

Opinião 

Contos da Montanha, de Miguel Torga, é um livro delicioso que nos leva numa viagem no tempo a um Portugal que existe cada vez menos. Miguel Torga conta-nos histórias sobre o povo das aldeias transmontanas e fá-lo com uma mestria que nos envolve e comove, cada conto é único, mas todos eles são carregados de uns laivos de tristeza e saudade, sentimentos tão portugueses.

Estes contos trazem consigo a essência do Portugal rural retratando o quotidiano das aldeias portuguesas com todos os seus costumes e crenças. Gostei naturalmente mais de uns contos do que outros, mas sem dúvida que Maria Lionça, que nos fala de uma mãe que transporta o filho morto nos seus braços numa viagem de comboio, e O Cavaquinho, que nos faz desejar abraçar um filho que anseia um presente do pai e que o recebe envolto em tragédia, foram os meus preferidos mas não os únicos a fazerem marejar os meus olhos. 

Este pequeno livro é empatia colocada em palavras, é sentirmos o tanto que estas personagens sentem e é como se um dos nossos avós nos estendesse a mão para o acompanharmos enquanto nos conta uma história da sua terra. 

7 comentários :

  1. Li este livro há muitos anos e gostei muito. Foi uma descoberta nas estantes de casa da minha avó materna.

    ResponderEliminar
  2. Será uma das minhas próximas leituras. Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Este ano li Novos contos da montanha e também gostei muito.

    ResponderEliminar