segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Opinião “Arsène Lupin: Cavalheiro Ladrão”, Maurice Leblanc

Sinopse:

“França, início do século xx. A Belle Époque está no seu auge e Paris é a cidade que melhor encarna o verdadeiro espírito desses anos dourados. No clima de efervescência cultural e diversão que marca a vida cosmopolita francesa, crimes fantásticos e intrigantes revelam Arsène Lupin, um ladrão hábil, carismático e sedutor. No entanto, pobres e inocentes, nada temam de Lupin! Pois só os ricos, os poderosos e o previsível inspetor Ganimard, polícia que nunca larga o encalço do herói, é que precisam de se pôr à prova. Porque muito mais do que um genial larápio, Arsène Lupin é sobretudo um detetive audaz e irreverente, escapando a todas as armadilhas e estratagemas dos seus inimigos. Arsène Lupin, Cavalheiro Ladrão reúne as primeiras nove aventuras do rocambolesco Lupin, protagonista de mais de vinte títulos da autoria do escritor francês Maurice Leblanc.”


Opinião:

Depois de acompanhar a série Lupin, ficou a vontade de ler com mais pormenor a história de Arsène Lupin. No entanto, aquilo que provavelmente nos atraiçoa neste pensamento é o facto de a série não ter nada a ver com o livro.

Arsène Lupin é um cavalheiro ladrão que age de acordo com um código de conduta muito particular e a perspetiva do lado desta personagem acaba por ser deveras interessante. No entanto, a série televisiva não diz respeito a este Arsène Lupin, mas sim a Assane Diop, que como fã de Arsène Lupin se inspira  no seu código de conduta. Ora eu fiquei fã de Assane Diop na série, mas a verdade é que não estabeleci qualquer relação de empatia com Arsène Lupin.

Depois de perceber que não estava a ler um livro em que foi baseada uma série que adorei, lá me fui adaptando. No entanto, também o tipo de leitura com que me deparei não me conquistou. A cada virar de página vamo-nos deparando com vários trechos de peripécias de Arsène Lupin sem propriamente um fio condutor. Não é que a personagem não seja interessante, mas não deixou em mim a vontade de continuar a acompanhá-la.

Ainda assim, deixo o meu obrigada à Porto Editora que gentilmente me cedeu um exemplar para leitura e opinião.


2 comentários :

  1. O livro sinceramente não me deixa com grande curiosidade, mas estou com vontade de ver a série.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A série adorei. :) O livro não me cativou também muito.
      Um beijinho,
      Rosana

      Eliminar