quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Opinião “Um Fogo Lento”, Paula Hawkins

Sinopse:

“O livro mais aguardado do ano.
O novo êxito da autora bestseller mundial.

Um homem é encontrado brutalmente assassinado em Londres, dentro de um barco, o que levanta uma série de questões sobre três mulheres que o conheciam. Laura é a jovem problemática que foi vista pela última vez com a vítima. Carla é a tia inconsolável, ainda de luto por outro familiar falecido pouco tempo antes. E Miriam é a vizinha bisbilhoteira que encontrou o corpo coberto de sangue, mas que claramente esconde segredos da polícia. Três mulheres com ligações distintas a este homem. Três mulheres consumidas pelo ressentimento que estão ansiosas por se vingarem do mal que lhes foi infligido. E, quando toca a vingança, mesmo as melhores pessoas são capazes dos atos mais terríveis.

Até onde irão estas mulheres para encontrar a paz de espírito?
E durante quanto tempo podem os segredos arder em fogo lento antes de irromperem em chamas descontroladas?

Com a mesma força com que cativou dezenas de milhões de leitores em A Rapariga no Comboio e Escrito na Água, Paula Hawkins desenvolve brilhantemente uma história inesquecível de segredos, assassínio e vingança.”


Opinião:

Foi com uma enorme curiosidade que enveredei na leitura deste thriller psicológico de Paula Hawkins, sendo esta a minha estreia com a autora. Fui atraída pelo filme A Rapariga no Comboio e por toda a publicidade envolvendo a autora, e por isso não hesitei quando me foi proposta a leitura de Um Fogo Lento.
 
No entanto, não posso dizer que esta obra tenha estado à altura das minhas expetativas, e talvez por isso tenha demorado a ler este livro, tentando protelar a leitura para uma altura em que estivesse mais disponível mentalmente para a apreciar devidamente.

Posso começar por elogiar a facilidade de leitura desta narrativa. Um Fogo Lento lê-se de uma só vez, se estiverem motivados para tal, a escrita simples prende o leitor, levando-o a querer chegar ao fim. Nesse aspecto, a escrita de Paula Hawkins faz-me lembrar a de Suzanne Collins no seu Hunger Games, em que quase nem apreciamos a obra de tanta vontade que temos de chegar ao fim. No entanto, a verdade é que quando cheguei ao fim, senti-me um pouco decepcionada, principalmente ao comparar com outros thrillers que já li.

No que diz respeito às personagens, considero-as um dos pontos mais fortes! Mesmo com pausas na leitura, não nos esquecemos delas nem das suas peculiares características, ocupando aqui a Laura um lugar de destaque. E apesar de compreender as intenções do “culpado”, a verdade é que não consegui empatizar com a personagem ao longo da obra, o que provavelmente pode ter tido alguma influência na minha apreciação global.

Ainda assim, é sempre bom ler um thriller, e deixo o meu agradecimento à Topseller pela cedência de um exemplar de avanço para divulgação, leitura e opinião.


2 comentários :

  1. Li o ano passado e também não gostei particularmente, sem dúvida que as personagens são o ponto forte do livro mas, de resto, não deixa grandes marcas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana :)
      Obrigada pelo teu comentário. É mesmo isso. Realmente as personagens são aquilo que fica do livro.
      Um beijinho,
      Rosana

      Eliminar