domingo, 2 de janeiro de 2022

Opinião "Um Cântico de Natal", Charles Dickens

Sinopse

Um Cântico de Natal (1843) é talvez o mais dickensiano dos contos. É que só Charles Dickens poderia, a propósito do Natal, criar personagens como Scrooge, o pequeno Tim, e os três Espíritos do Natal Passado, Presente e Futuro, e acrescentar-lhes o Fantasma de Marley. Este livro tem passado de geração em geração, acompanhado do desejo do autor de que «assombre as casas dos leitores de forma agradável, e que ninguém deseje apaziguá-lo».



Opinião

Um Cântico de Natal foi a minha estreia com Charles Dickens e revelou-se uma leitura calorosa, como já era de esperar, que faz o leitor mergulhar no espírito de Natal e no que realmente é importante nesta época.

Dickens apresenta-nos Scrooge, um avarento e rabugento velhote, que vai receber a visita de três espíritos que o vão fazer repensar as escolhas que fez na vida. O enredo é engraçado mas carregado de simbolismo proporcionando-nos uma leitura introspectiva e reflexiva.

A linguagem é muito rica mas de fácil leitura, embora em alguns momentos, talvez por uma tradução menos bem conseguida, eu me tenha sentido um bocadinho confusa. De resto, esta edição tem uma capa e ilustrações lindíssimas.

Um clássico a reler todos os Natais, um livro que é um abraço! 



2 comentários :

  1. Já li "Oliver Twist" e "Tempos Dificeis" de Charles Dickens, Oliver Twist é dos meus livros preferidos até hoje :) Ainda não li o Conto de Natal mas pelo menos já o encomendei :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana :)
      Fiquei curiosa para ler outros livros do autor :)

      Eliminar