Sinopse
"Tatiana Petrovna, jornalista de investigação, está embrenhada numa nova reportagem. Arkady Renko, o lendário investigador privado moscovita, e amante de Tatiana, não tem notícias dela desde que partiu há já mais de um mês. E quando não a vê chegar no comboio previsto, Arkady tem a certeza de que algo se passa, não estivessem os inimigos de Tatiana dispostos a tudo para a silenciar.
Desde as margens do lago Baical até Chita, no coração da Dauria russa, Arkady vai colhendo os elementos que lhe permitem desvendar o alvo da investigação de Tatiana: Mikhail Kuznetsov, dissidente político e o novo delfim do petróleo e da riqueza que lhe está associada, um homem agora de regresso a casa e em ascensão - o único capaz de fazer sombra a Vladimir Putin. Embora Kuznetsov aparente ser o candidato perfeito para combater a corrupção que mina o Kremlin e a política russa, a sua aura e reputação sofrem um rude golpe quando Boris Benz, o seu sócio e melhor amigo, é descoberto sem vida.
Numa terra de xamãs e noites gélidas, oligarcas opulentos de petróleo do Norte e monstros marinhos que se diz habitarem o lago mais profundo do planeta, Arkady Renko terá de se servir das suas melhores capacidades de investigação para resgatar Tatiana sã e salva."
Opinião
O Dilema Siberiano, escrito por Martin Cruz Smith, trata-se de um thriller passado na Rússia, protagonizado por Arkady Renko, um investigador da policia, que decide investigar a ausência da sua namorada – Tatiana Petrovna – jornalista de investigação, no decorrer de uma nova reportagem.
O que dizer sobre este livro? Se por um lado, inicialmente a história parece interessante e até dá vontade de ler, por outro rapidamente se chega à conclusão que falta um pouco de sumo à escrita. O livro em si lê-se bem e a leitura é agradável, mas acho que ficou aquém do seu potencial. Faltou um pouco mais de desenvolvimento, de envolver mais o leitor, de nos fazer gostar mais das personagens, pois não são bem desenvolvidas, sendo difícil criar empatia com as mesmas. Apenas Bolot me despertou alguma curiosidade, no entanto, como já disse anteriormente, pouco foi dito sobre ele, bem como acerca das restantes personagens.
Quanto ao enredo, existem algumas transições entre capítulos sem ligação. As personagens que se cruzam com Arkady têm, todas elas, informações que decidem partilhar ajudando-o só por que sim, e o cúmulo é Bolot pôr a sua vida em risco sem pedir absolutamente nada em troca.
Resumindo, considero tratar-se de um livro de escrita simples, um pouco cru, com uma história interessante que tinha potencial para mais, mas que foi pouco desenvolvido. Nota final para a bonita capa que o livro tem. Apesar da leitura não ter sido o que esperava, trata-se apenas da minha opinião, e quero agradecer à Bertrand Editora pela oferta do livro para divulgação, leitura e opinião.
🌟🌟
Para mais informações sobre o livro, consulte o aqui o site da Bertrand Editora.
Sem comentários :
Enviar um comentário