sábado, 12 de março de 2022

Opinião "O Coração das Trevas", Joseph Conrad

Sinopse

Consultar sinopse aqui

 

Opinião

Sim, eu sei, O Coração das Trevas é um clássico da literatura inglesa, é um livro repleto de mensagens e simbolismo, mas custou-me muito a lê-lo. Não vos consigo dizer se foi um problema de edição, mas simplesmente não consegui entrar na história ou empatizar com os personagens, a maior parte do tempo nem consegui perceber o que eles estavam a sentir ou a pensar.

O Coração das Trevas conta-nos a história da viagem que Marlow, um marinheiro inglês, faz ao subir o rio Congo para ir ao encontro do notável Sr. Kurtz, um misterioso comerciante de marfim.

As experiências de Marlow são as do autor, Conrad, que trabalhou durante algum tempo no mesmo local. Já Kurtz representa o europeu civilizado e erudito, que, em contacto com o continente africano, acaba por cometer os mais diversos crimes. Conrad deixa muito à imaginação do leitor, as famosas últimas palavras de Kurtz, O Horror! O Horror!, não nos são explicadas de forma clara, podemos apenas supor os horrores experienciados ou praticados por Kurtz.
 
Este é um livro com uma grande crítica ao colonialismo europeu sobre a África. A narrativa aborda os abusos praticados na exploração colonial, presenciados pelo próprio escritor. Esta obra conduz o leitor a reflectir sobre o choque de culturas, levando-o até às trevas da selva africana e, simultaneamente, até às trevas do coração humano; mostrando-nos que no homem civilizado permanecem os impulsos mais selvagens e destrutivos. O Coração das Trevas é representado pelo Congo, no centro desse continente africano, mas Conrad faz-nos crer que foram os colonizadores a levar as trevas até lá. 

Um livro a reler, pois não sinto que a minha experiência de leitura tenha reflectido a qualidade e importância desta obra.

 

2 comentários :

  1. Tenho o livro mas nunca o li. Um dia há-de chegar a vez dele! 🙂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Não fiquei fã, mas acho que vale sempre a pena pegar num clássico ;)
      Boas viagens,
      Bloguinhas

      Eliminar