terça-feira, 26 de abril de 2022

Opinião "Noites Brancas", Fiódor Dostoiévski

Sinopse

Numa noite luminosa, numa ponte sobre o rio Neva, um jovem sonhador depara-se com uma mulher em lágrimas. Petersburgo está mergulhada em mais uma das suas noites brancas, um fenómeno que faz as noites parecerem tão claras quanto os dias e que confere à cidade a atmosfera onírica ideal para o encontro entre essas duas almas perdidas.

Ao longo de quatro noites, o tímido jovem e a ingénua rapariga estabelecem laços intensos, mas o desenrolar romântico deste fugaz encontro pode estar ameaçado… Mas será isso realmente o mais importante?

Noites Brancas

Opinião

Começo por agradecer ao Clube do Autor pela oferta do livro Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski, para leitura, de forma a partilhar convosco a minha opinião. 

Tinha muita curiosidade em conhecer este autor e, portanto, um livrinho pequeno pareceu-me uma óptima opção para começar. No entanto, exactamente por ser tão breve não me encheu as medidas. Por outro lado, não foi também o que eu estava à espera, sendo um livro de um autor russo esperava encontrar uma narrativa mais densa e profunda. Todavia percebo que tenha sido escrito numa fase da vida do autor diferente da dos seus livros mais conhecidos e certamente mais maduros.

Noites Brancas fala-nos de um sonhador solitário, como o são quase todos . Este sonhador conta-nos,  na primeira pessoa, como em quatro noites se apaixonou por uma jovem mulher que encontrou a chorar. A personificação dos espaços físicos como uma companhia ao sonhador solitário é muito deliciosa de se ler, e foi das minhas partes predilectas. Se calhar por não gostar de livros excessivamente românticos não apreciei Noites Brancas como outros leitores que vêm nele uma ode ao romantismo.

Este é um livro muito lírico, um retrato de amores impossíveis, que nos recorda da importância da eternidade num segundo. Mas é um livro que ao mesmo tempo tem uma história pobrezinha e pouco credível, demasiado emocional e repleta de sentimentos e situações desproporcionalmente violentos. 

Mantenho muita curiosidade em conhecer a restante obra do autor porque acredito que este livro não a representa.

Sem comentários :

Enviar um comentário