quarta-feira, 27 de abril de 2022

Opinião “O Aliado Improvável”, Daniel Pinto

Sinopse:

“Baseado em factos históricos, O Aliado Improvável explora o mistério por trás da campanha de espionagem mais mortífera da Segunda Guerra Mundial, conhecida por Englandspiel. Em Maio de 1940 os Países Baixos renderam-se à Alemanha, após uma batalha intensa. Em poucas semanas Hitler dominava grande parte da Europa Ocidental. De imediato estabeleceram-se contactos entre os Aliados e os movimentos de Resistência para organizar a libertação. Desesperados, os Aliados recorrem a Simon Clifford, agente enigmático e assassino profissional, para eliminar o homem que ameaça os seus ambiciosos planos. Preparam um grande desembarque de tropas nos Países Baixos. Porém, nos meses finais de 1943 uma misteriosa mensagem codificada altera os projetos. O que aconteceu? Teriam os alemães sido avisados?”


Opinião:

Apesar de os géneros literários que mais gosto de ler serem romance e fantasia, gosto de intercalar por vezes nestas leituras géneros aos quais não estou tão habituada. “O Aliado Improvável” traz-nos principalmente uma história de espionagem e um pedacinho de thriller.

Para começar posso dizer que estava bastante curiosa com a leitura da obra. Cada vez mais sinto uma lacuna a nível de conhecimento histórico e, por esse motivo, tento enveredar por leituras que para além de me darem prazer me ensinem algo nesse sentido. Assim, aquando do seu lançamento, achei que podia ser um bom livro para começar.

No entanto, apesar de se notar a veracidade dos acontecimentos descritos, para mim que não tinha o detalhe da Segunda Guerra Mundial na minha cabeça, foi-me difícil o início da leitura. Viajando de país em país, o início foi um pouco confuso, mas com ajuda lá me consegui situar no pano de fundo.

Achei a história interessante e ficou em mim a vontade de ler mais sobre o assunto. No entanto, as personagens ficaram um pouco aquém das minhas expectativas. Num livro de espionagem e de traição, penso que seria expectável que torcesse por determinadas personagens e que me incomodasse o que lhes acontecia, o que não aconteceu. Apenas a aproximadamente 50 páginas do fim - quando conheci Mila -, me senti mais presa à obra e, por esta personagem sim, criei alguma empatia.

Assim, apesar de ter aprendido, a leitura ficou aquém das minhas expectativas. No entanto, deixo claro o meu agradecimento ao Clube do Autor pela oferta do exemplar para divulgação, leitura e opinião.


🌟🌟🌟



Para mais informações, consultem o site do Clube do Autor aqui.

4 comentários :

  1. Tenho muita curiosidade em ler este livro, mas vou tentar não elevar muito as minhas expectativas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra :)

      Em termos de temática, achei interessante. Só que depois não consegui envolver-me. Não sei se por ser a minha estreia na leitura de espionagem ou se pelo livro propriamente dito. Se leres depois conta-nos o que achaste. :)

      Um beijinho,
      Rosana

      Eliminar
  2. Aprecio bastante livros cuja trama se passa durante a II Grande Guerra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela :)
      Eu ainda li pouquinhos sobre o tema, mas quero ler mais. Alguma sugestão?
      Um beijinho,
      Rosana

      Eliminar