segunda-feira, 13 de junho de 2022

Opinião “O Regresso de Julie Blue”, de Iris Bravo

Sinopse:

Porque regressou Julie Blue?

Oito anos depois de abandonar a sua terra natal, a rebelde Julie Blue decide voltar a casa. Na pequena cidade piscatória de Almira, reencontra os mesmos preconceitos e tensões sociais, amigos, inimigos, lembranças agridoces e os destroços de uma época que nunca esqueceu. As razões que a levaram a desistir da carreira, separar-se do marido e regressar à casa do pai com a sua filha são incertas, assim como as circunstâncias do incêndio ocorrido pouco antes da sua partida e que destruiu um bar em frente ao mar, entretanto reconstruído. Conseguirá Julie Blue também reescrever a sua história ou irá deixar-se vencer pelas consequências dos erros cometidos?

A tão aguardada nova história da autora que apaixonou milhares de leitores.


Opinião:

Foi com grande curiosidade que enveredei nesta leitura. Com o fim do internato de Medicina Interna e o COVID-19 a apoderar-se de mim nos últimos anos, só agora dei conta de autores como a Íris Bravo! É incrível o que sem querer, ou porque não temos tempo, ou porque estamos cansados, deixamos perder!

Para começar posso dizer que li este livro com 395 páginas em dois dias, sendo que a maioria dele foi lida depois de ter feito um turno noturno! Foi num belo dia de sol que me rendi à escrita deliciosa da Íris. E penso que a autora é o ponto mais forte da obra mesmo. Com uma escrita agradável, uma leitura leve mas ao mesmo tempo profunda, com mensagens importantes e bonitas, e com algum humor à mistura, é impossível não devorar o livro. E a Íris tem aquilo que eu mais gosto num autor, a capacidade de alcançar o leitor, agarrá-lo bem, convidá-lo a entrar naquelas páginas, conhecer bem as personagens que nos apresenta e, por fim, sorrir com elas. E só por isto que vale ouro, quase alcançou as 5 estrelinhas no meu coração.

Mas de que se trata o livro afinal? Como nos diz bem a sinopse, oito anos depois de abandonar a sua terra natal, Julie Blue decide voltar a casa, em Almira, abandonando o seu trabalho como médica e o marido. E o que todos nos questionamos é porquê? Torna-se difícil explicar sem revelar spoilers e, como tal, o melhor é mesmo ler.

E quando gostamos muito de um livro, as palavras teimam em ficar no coração, aconchegadas. Posso dizer que adorei conhecer a nossa Julie Blue e também o João, assim como as suas histórias de vida. Mas a verdade é que a obra traz bem mais do que a relação entre estas duas personagens principais. As suas histórias de vida são maravilhosas, carregadas de força e coragem, e as suas ações (vistas como rebeldia) são apenas aquilo que devia ser. Mais perto do fim, dei por mim em parte revoltada por estarmos sempre a culpar as suas personalidades, e usá-las como a causa de todos os problemas. Sim, eles não eram as pessoas mais fáceis do mundo, mas eram maravilhosos por dentro, perfeitos e imperfeitos!

Outro ponto muito positivo da obra é os temas que aborda: os preconceitos, as diferenças sociais, a perda e também a mentira. “Nenhuma mentira é inocente” – como nos vamos esquecer disto? Não vamos! E assim acrescentei mais uma autora portuguesa à minha lista de favoritos!

E porque ficou então o livro nas 4 estrelinhas? Porque na parte final da obra, esta tomou outro rumo, um rumo que já não me alcançou tanto – a resolução de um mistério antigo. E foi como se nesse aspeto a história se dividisse em duas. Apesar de compreender o porquê deste caminho, penso que não foi tão bem conseguido. E mesmo as personagens nele envolvidas, não eram propriamente personagens com as quais tivéssemos empatia.

Mas Íris, como quero voltar a ler mais! 😊 Por fim, deixo claro o meu obrigada à Cultura Editora pela cedência de um exemplar para divulgação, leitura e opinião.


🌟🌟🌟🌟




Para mais informações consulte o site da Cultura Editora aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário