Sinopse
Foi naquele verão, naquele dia, junto à piscina. O instante em que Aristóteles e Dante se conhecem vai mudar as suas vidas. Naquele momento, sentem que não têm nada - mesmo nada - em comum. Mas enquanto os dias de calor se sucedem, estes dois espíritos solitários encontram-se e nasce uma amizade especial, das que mudam as nossas vidas e ficam para sempre.Ari não tem jeito com as palavras e duvida bastante de si próprio. Dante é muito articulado e confiante. Ari perde-se em pensamentos sobre o irmão mais velho, que está preso. Dante adora poesia e arte.
Ari levantou um muro entre ele e o mundo - Dante é a pessoa que o vai, devagar, fazer cair. São cúmplices nos risos, sonham juntos, partilham livros. e descobrem-se um ao outro, a si próprios, enquanto usam a amizade e o amor para... desvendar os segredos do Universo.
Opinião
Li Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo de uma assentada, simplesmente não consegui pousar o livro até chegar à última página! Que viagem! Que livro delicioso!Ari, de Aristóteles, é um adolescente solitário que sente o peso do mundo nos ombros e que tem dificuldade em relacionar-se com outras pessoas. Até que conhece Dante, que embora seja também sui generis, é muito mais confiante e aos poucos vai conseguindo derrubar o muro que Ari ergueu à sua volta.
Esta leitura fez-me rir em muitos momentos, trouxe alguma humidade aos meus globos oculares noutros, enfim, fez tudo o que é suposto um livro fazer, e por isso não poderia dar-lhe menos que cinco estrelas muito gordas.
Adorei voltar à adolescência e identifiquei-me muito com o desalento de Ari, não saber onde pertencemos, para onde vamos, desconhecermos na mais completa ignorância os segredos do universo.
A par de acompanharmos a amizade que vai crescendo entre Ari e Dante, conhecemos também as suas famílias e seus dilemas, o que torna a narrativa muito rica, envolvente e realista. Os diálogos ao longo do texto são super fluídos e credíveis e o sentido de humor dos protagonistas é a cereja no topo do bolo.
Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo conta-nos uma história sobre amizade, sobre família, sobre o primeiro amor, sobre as nossa guerras interiores, sobre a descoberta de nós próprios e do outro. Fiquei deslumbrada com esta leitura, não por ser o melhor livro de sempre, mas porque me aconchegou, porque abraçou a adolescente frágil que ainda habita em mim.
" Não tenho de compreender sempre as pessoas que amo."
🌟🌟🌟🌟🌟
Agradeço à Editorial Presença por me ter cedido este maravilhoso livro de forma a partilhar convosco a minha opinião. Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui.
Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:
- Afiliados WOOK
- Afiliados Bertrand
Sem comentários :
Enviar um comentário