quarta-feira, 20 de julho de 2022

Opinião “Depois da Queda”, Julie Cohen

Sinopse:

Quando um infeliz acidente força Honor a ficar com a sua nora viúva, Jo, e com a sua única neta, Lydia, ela mal pode esperar para recuperar o suficiente e voltar para a sua própria casa. No entanto, quanto mais tempo ela passa com Jo e Lydia, mais se sentem como uma família a sério. Mas cada uma das três mulheres guarda segredos que ameaçam destruir as suas vidas, tais como elas as conhecem.

Num dia de verão, os segredos da avó, mãe e filha serão revelados num único momento dramático que nos deixará a todos com a eterna questão: será que existem segundas oportunidades?


Opinião:

Depois de ouvir falar tão bem de Julie Cohen, na voz da Dora Santos Marques e da Maria João Covas, não podia deixar esta autora por descobrir. Assim, enveredei nesta leitura com as expectativas muito elevadas, e talvez por isso tenha demorado a terminar o livro.

Penso que é daquelas leituras para as quais não deveríamos nunca ter expectativas. Julie Cohen quer apenas contar-nos uma história, uma história acima de tudo real, repleta de todo o tipo de momentos e personalidades. E, portanto, convido-vos a ler Depois da queda, não porque é uma obra brilhante, mas porque nos aquece o coração.

Por onde começar? Talvez pelo título! Confesso que quando quis ler a obra não pensei que o título fizesse tanto sentido, literalmente depois da queda! Ficamos a conhecer as nossas personagens quando Honor tem uma queda. E numa fase inicial da sua recuperação, Jo – a sua nora viúva, recebe-a em sua casa. No entanto, apesar de tratar-se de família, a sua relação não é das melhores. Mas como nos diz bem a sinopse, ao longo do tempo, estas personagens vão tornar-se numa verdadeira família.

Relativamente às personagens, a narrativa desenrola-se essencialmente em torno de Honor (avó), Jo (nora de Honor e mãe de Lydia) e Lydia. E torna-se difícil falar sobre as mesmas. Tão diferentes, tão imperfeitas, tão reais. E esta é, sem dúvida, a maior qualidade da obra! Chegamos ao fim, e sentimos que esta podia ser a nossa história, a história do nosso melhor amigo, a história do nosso vizinho. E assim, é impossível não empatizar com as personagens. E nem sei dizer de qual delas gostei mais :)! Desde a avó Honor e o seu feitio, ao otimismo constante de Jo, à pequena Lydia que nos ensina tanto.

Não quero claro revelar pormenores da história, porque ela merece ser lida e saboreada. Trata-se de uma história maravilhosa sobre aquilo que é a família, não pondo de lado aquilo que nos rodeia, e o impacto das várias ações e dos nossos sentimentos nas nossas vidas. E se por um lado temos uma história maravilhosa, temos também a abordagem de temas menos bonitos, mas deveras importantes, como a depressão, o suicídio, o bullying, a identidade de género, a vergonha e a dependência de terceiros.

Deixo o meu agradecimento à Porto Editora pela cedência do exemplar para leitura e opinião, e claro à Maria João Covas e à Dora Santos Marques pela sugestão de leitura. :) Depois desta leitura, Julie Cohen será sem dúvida uma autora a acompanhar.

🌟🌟🌟🌟




Para mais informações consulte o site da Porto Editora aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário