segunda-feira, 4 de julho de 2022

Opinião "O Olho do Mundo", Robert Jordan

Sinopse

O mundo da Roda do Tempo é uma das melhores séries de fantasia épica alguma vez escrita.

A Roda do Tempo gira e as Eras sucedem-se, transformando memórias em lendas. As lendas esbatem-se e fazem-se mitos e até estes estão há muito esquecidos quando a Era que os gerou regressa, trazida pelo movimento incessante da Roda.

Na Terceira Era, a Idade da Profecia, o Mundo e o Tempo encontram-se suspensos, em frágil equilíbrio. Uma única verdade resiste e aquilo que os mortais esquecem mantém-se vivo na memória das Aes Sedai. Quando as Trevas se reerguerem caberá a um homem apenas, o Dragão, combatê-las. Mas aquilo que foi, o que será e o que agora é ainda podem cair sob o poder da sombra…


Opinião

O Olho do Mundo é o primeiro de catorze livros da série A Roda do Tempo iniciada e idealizada por Robert Jordan e, após a sua morte, finalizada por Brandon Sanderson.

Numa pequena aldeia, chamada Campo de Emond, longe das grandes cidades e onde todas as notícias demoram a chegar, vivem os nossos jovens heróis que estão prestes a iniciar uma longa e perigosa jornada.

Algo que se achava só existir em histórias para assustar as criancinhas, ataca a aldeia à procura de um jovem que se crê ser o Dragão Renascido. Três amigos, Rand, Mat e Perrin, têm assim que abandonar a aldeia para fugir a estes monstros, e contam com o auxilio duma misteriosa mulher que chegou dias antes à aldeia.

A desconhecida é uma Aes Sedai que acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido, aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.

Este é um mundo onde apenas as mulheres podem praticar a magia em segurança, pois a fonte da magia que permite aos homens usar o poder foi numa outra era infetada pela magia do Tenebroso.

Apesar disso um dos nossos heróis está a ser tentado pelo poder da fonte negra. Será que vai resistir à tentação do poder?

Trata-se de um livro cheio de aventuras, surpresas, e principalmente perigos ao virar de cada página, e aos poucos vamos conhecendo as lendas e os mistérios que nos vão sendo apresentados. Os nossos heróis têm que confiar numa Aes Sedai, das quais são ensinados, desde pequenos, a temer e não confiar. Será que esta é a decisão certa?

Este é um livro que nos leva a um imaginário de fantasia, de magia e aventuras, ao qual é impossível ficar indiferente. Robert Jordan introduz-nos ao longo do livro inúmeras personagens todas elas bem desenvolvidas, com as suas particularidades e feitios.

O Olho do Mundo é sem duvida um belo primeiro livro para nos motivar a ler esta saga épica que é A Roda do Tempo.

🌟🌟🌟🌟



Para mais informações consulte o site da Bertrand Editora aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário