quarta-feira, 13 de julho de 2022

Opinião "O Rei Veado", Marion Zimmer Bradley

Sinopse

A saga mágica e intemporal das mulheres por detrás do trono do Rei Arthur.

Nos anos que se seguem à coroação de Arthur, a rainha Gwenhwyfar continua as manipulações para assegurar a lealdade do seu marido à igreja cristã, enquanto a sacerdotisa Viviane decide confrontar Arthur pela traição contra Avalon.

Nos bastidores, Morgaine planeia o casamento de Lancelet, que ameaça sucumbir ao desespero pelo triângulo amoroso em que se vê envolvido. Quando a rainha Gwenhwyfar descobre esse plano, jura vingança. Morgaine dedica-se a fortalecer a causa de Avalon enquanto as sacerdotisas tudo farão para resgatar a alma da Grã-Bretanha contra a maré insurgente da Cristandade. Mas que efeitos terá a chegada do jovem Gwydion, filho de Morgaine e Arthur? Irá correr em auxílio do rei ou libertar o caos?

Opinião


Depois da leitura dos dois primeiros livros da saga, as expectativas não estavam muito altas. Mas como fã da mitologia Arthuriana e como os livros até estão bem cotados, a leitura será para levar até ao fim. Até porque a versão original é apenas um livro, portanto avaliar um quarto de livro de cada vez é um pouco ingrato. Todavia, vendo bem as coisas, se não tivesse intercalado a leitura de outros livros entre as leituras desta saga não sei se não se tornaria demasiado aborrecido.

Em O Rei Veado, as respostas para as perguntas que tinha feito acerca das consequências das ações de Arthur foram: nenhumas. Ficou tudo igual.

O livro é de fácil leitura, focando-se principalmente em dois casamentos: no de Lancelet, onde nos são contados os efeitos do casamento dele nas diversas personagens, e no de Morgaine, que a faz voltar a acreditar que é capaz de ser uma sacerdotisa de Avalon.

Pelo lado positivo destaco a interação entre Morgaine e Nimue que, apesar de ser curta e fugaz, na minha opinião foi o ponto alto deste livro.

Nota positiva ainda para os dois capítulos finais, que conseguiram por fim despertar curiosidade no desenvolvimento da história e interesse e empatia em personagens, nomeadamente Nimue e Gwydion, o que me deixa expectante para o último livro da saga. 

Por fim deixo o meu agradecimento à Saída de emergência pela oferta do livro para divulgação, leitura e opinião.

🌟🌟🌟


Para mais informações consulte o site da Saída de Emergência aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário