sábado, 17 de setembro de 2022

Opinião "Lydia", Pedro Belo Clara

 

Opinião 

Não lia há já bastante tempo um livro de Poesia, pelo que me senti um pouco enferrujada ao percorrer as páginas de Lydia - Livro II, de Pedro Belo Clara, a quem muito agradeço por partilhar comigo as suas obras. 

Dito isto, ao fim de alguns poemas encontrava-me já embalada pela voz melíflua de um eu poético em constante agonia, numa ânsia de eternizar o presente, perante a certa finitude de tudo o que nos rodeia e de nós mesmos - tudo em breve adormecerá,/ sonhando a branca glória/ que um dia lhes deu vida.

Mais uma vez, tal como aconteceu nas obras prévias do autor, senti que os poemas cantam quase em uníssono a mensagem que o poeta quer transmitir, é por isso uma obra de alguma forma circular e que não se distancia muito das suas antecessoras. Ficando ao critério do leitor se esse é um aspecto positivo ou não. Eu não consegui decidir. Por um lado, gosto da coerência, da uniformidade da poesia deste autor mas, por outro lado, há alguma redundância nos seus trabalhos. Apesar disso, este segundo volume de Lydia pareceu-me mais triste e fatalista e menos entusiasta em cantar o fervor do Amor que o volume anterior.

A escrita do Pedro Belo Clara permanece límpida e ao mesmo tempo inebriante, transportando-nos para uma lugar idílico, uma pintura bucólica com o som dos riachos e a brisa estival a envolverem-nos numa experiência plena. A leitura de Lydia deixou-me entregue a uma melancolia doce que me serviu de companhia a um fim de tarde de Agosto.

🌟🌟🌟

 
 
Podem ler a minha opinião de Lydia Livro I aqui

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:
Afiliados WOOK
Afiliados Bertrand

Sem comentários :

Enviar um comentário