terça-feira, 13 de setembro de 2022

Opinião "Aquorea - Inspira", M. G. Ferrey

Sinopse

No dia do funeral do avô, Arabela Rosialt afoga-se e, quando acorda, reencontra-o. A sua vida sofre uma reviravolta avassaladora ao descobrir que está em Aquorea: uma exótica e milenar comunidade que prosperou milhares de metros abaixo do nível do mar.

Kai, um rapaz de inescrutáveis olhos azuis, com um comportamento enlouquecedor, umas vezes frio e sisudo, outras vezes arrebatador, atrai-a e repele-a em simultâneo. Deixando-a louca de raiva... e de desejo.

Apesar das saudades infindáveis da sua família, Ara sente-se irresistivelmente atraída pelas novas amizades, a vida agitada e a existência daquela comunidade excêntrica, mas extremamente calorosa.

Tudo parece perfeito, até que alguns habitantes de Aquorea começam a morrer. Quando ela percebe que, afinal, o seu mergulho não foi coincidência e que dela depende a salvação ou condenação daquele mundo, terá de enfrentar a decisão mais difícil da sua vida.

Colocando as suas diferenças de lado, ambos tentarão perceber quem está por detrás dos assassinatos e daquela misteriosa conspiração.


Opinião

Aquorea – Inspira é o livro de estreia de M. G. Ferrey, que se aventura assim no mundo da fantasia. Não há muitos escritores portugueses a enveredar por este género literário, e por isso foi com agrado que iniciei esta leitura. É sempre diferente ler em português do que ler algo traduzido para português.

A narrativa decorre num mundo submerso, onde Arabela - uma jovem da superfície - vai ter depois de se afogar. Lá encontra uma comunidade parecida com a da superfície, mas com ideologias diferentes das quais está habituada.

Em Aquorea, Arabela reencontra o seu avô que pensava estar morto, e encontra Kai com quem sonhava, enquanto estava na superfície.

O livro aborda temas importantes, como o que acontece à família quando alguém morre. Arabela não pode simplesmente voltar à superfície para dizer que está viva, e tem que viver com a consciência que a sua família está a sofrer. À medida que conhece mais Aquorea e se vai integrando na comunidade, ao contrário do que o que acontecia na superfície, tem muitos amigos, e começa a ter dúvidas se realmente quer voltar à superfície ou permanecer nesta sua nova família.

Mas o principal enredo é a relação amorosa entre Arabela e Kai. E foi aqui que, na minha opinião, o livro podia ter sido melhor. A relação entre os dois é complicada de descrever, ora sou bom ora sou mau, é demasiado intempestiva.

Em suma, trata-se de um enredo simples que poderia ter sido mais bem trabalhado, talvez focando-se mais nos mistérios de Aquorea em vez da relação amorosa entre Ara e Kai. No entanto, trata-se de um bom livro de fantasia escrito em português, o que é sempre uma lufada de ar fresco.


🌟🌟🌟



Para mais informações consulte o site da Penguin Random House aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário