terça-feira, 14 de março de 2023

Opinião "A Morte do Papa", Nuno Nepomuceno

Sinopse:

Uma freira e dois cardeais encontram o corpo sem vida do Papa sentado na cama, com as mangas da roupa destruídas, os óculos no rosto e um livro nas mãos. O mundo reage com choque, sobretudo, quando Pedro, um delator em parte incerta, regressa à ribalta e contraria a versão oficial. Porém, tudo muda quando imagens de um escritor famoso vêm à tona, colocando-o na cena do crime.

Enquanto as dúvidas se instalam, um jornalista dedica-se à investigação do desaparecimento de uma adolescente. Mas eis que um recado é deixado na redação da Radio Vaticana. Com a ajuda de um professor universitário e da sua intrépida esposa, os três lançam-se numa demanda chocante pela verdade. O corpo da jovem está no local para onde aponta o anjo.

Pleno de reviravoltas e volte-faces surpreendentes, intimista e apaixonante, inspirado em factos reais, A Morte do Papa conduz-nos até um dos maiores mistérios da história da Igreja Católica, a morte de João Paulo I. Tendo como base os cenários únicos da Cidade do Vaticano, este é um thriller religioso arrebatador, de leitura compulsiva, e igualmente uma incursão perturbadora num mundo onde a ambição humana desafia o poder de Deus.


Opinião:

E lá vou eu começar a saga das opiniões em atraso! Para começar, como sabem, tento acompanhar como posso as obras publicadas pelo nosso querido Nuno Nepomuceno. Sempre que pego numa delas sei que vou aprender algo, e mais do que isso, sei que vou rever o Nuno através da sua forma de escrita distinta e singular, uma escrita que evoluiu ao longo de cada exemplar publicado, e da qual não tenho nada a apontar. E penso que este é o ponto mais positivo das suas obras. Compro-as não propriamente pelo seu conteúdo, mas porque gosto da escrita do autor.

Também aproveito para dizer que foi com A Morte do Papa que me estreei nas leituras digitais, com o meu novo kobo. Sempre fui resistente aos e-readers, talvez porque nunca tinha adquirido o e-reader certo, mas posso dizer que depois desta experiência recomendo muito a leitura neste formato.

E agora claro, falar de A Morte do Papa em concreto. Como é habitual do Nuno, encontramos sempre um tema controverso e interessantíssimo na sua base. Desta vez temos como pano de fundo o Vaticano. Tudo começa com a morte de um papa recém-eleito, seguido de outros acontecimentos que levam a que tudo seja investigado e questionado.

Posso dizer que a obra cumpriu o seu propósito e que a li até de forma bastante célere. No entanto, tenho sentido que me tem faltado algo. Se por um lado gosto muito da capacidade com que o autor nos transporta de um lugar para o outro, dando a conhecer histórias paralelas e várias personagens ao leitor, a verdade é que sinto que não fico completamente envolvida com cada uma delas, conhecendo cada uma delas de uma forma mais leve. Claro que isto não se aplica a Diana e Afonso Catalão que temos vindo a conhecer há mais tempo.

Apesar disso, continuo a querer acompanhar todo o trabalho do Nuno, cuja escrita se tornou exemplar e capaz de conquistar o leitor. Considero que com ele temos a oportunidade de crescer em termos culturais, com uma leitura fluída e muito agradável. E caso houvessem dúvidas, ficam a saber que já tenho O Cardeal comigo. 😊

🌟🌟🌟




Para mais informações consulta o site do Grupo Infinito Particular aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário