domingo, 18 de junho de 2023

Opinião "Luz e Sombras", Leigh Bardugo

Sinopse

Só ela consegue vencer as trevas... Rodeada por inimigos, a outrora grande nação de Ravka foi dividida em duas pelo Sulco de Sombra, uma faixa de escuridão quase impenetrável cheia de monstros que se alimentam de carne humana. Agora, o seu destino pode depender de uma só refugiada. Alina Starkov nunca foi boa em nada. Órfã de guerra, tem uma única certeza: o apoio do seu melhor amigo, Maly, e a sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa do regimento militar, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco de Sombra, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros volcra e ficar brutalmente ferido. O seu instinto leva-a a protegê-lo, e ela revela um poder adormecido que lhe salva a vida, um poder que poderia ser a chave para libertar o seu país devastado pela guerra. Arrancada de tudo aquilo que conhece, Alina é levada para a corte real para ser treinada como um membro dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina no seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir o Sulco de Sombra. No entanto, nada naquele mundo pródigo é o que parece. Com a escuridão a aproximar-se e todo um reino dependente da sua energia indomável, Alina terá de enfrentar os segredos dos Grisha... e os segredos do seu coração.

Opinião

Já há algum tempo que andava curioso com o mundo dos Grisha e finalmente a oportunidade surgiu. Quero, por isso, agradecer à Leya pela oferta de um exemplar para leitura, opinião e divulgação. 

A narrativa tem a particularidade de ser contada na primeira pessoa, seguindo as aventuras de Alina Starkov. Através dela somos introduzidos ao mundo dos Grisha, pessoas que têm poderes.

Em Luz e Sombras, Alina descobre, após salvar Mal, seu amigo desde tenra idade, que é uma dessas pessoas, e que o seu poder é único. Ao descobrir este poder, o poderoso Darkling começa a treiná-la. Mas nem tudo é o que parece, e as intenções de algumas personagens podem não ser o que parecem, estando o perigo à espreita. Alina, ofuscada pelo poder que tem, não se apercebe que pode estar a ser usada para outros fins.

Leigh Bardugo tem uma escrita simples, mas eficaz. Os capítulos não são muito elaborados, não têm muitas descrições, o que torna a leitura rápida e fluida. A escritora vai-nos introduzindo a este mundo, primeiro com algum mistério, até começarmos a perceber o que realmente está a acontecer. Quando chegamos a uma fase mais adiantada da leitura somos confrontados com as consequências dos atos dos personagens.

Trata-se de uma leitura de fantasia agradável e rápida, que não requer grande concentração, mas que cumpre o seu objetivo.

Por fim, Alina terá que fazer uma escolha que a tornará igual ao seu inimigo. E como lidará com as consequências dos seus atos? Algo que descobriremos certamente em Cerco e Tempestade.

🌟🌟🌟🌟


Para mais informações consulta o site da Leya aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário