Sinopse:
Quando o escritor Owen Quine desaparece, a sua mulher contrata os serviços do detetive privado Cormoran Strike. De início pensa que o marido se ausentou por uns dias - como já acontecera anteriormente - e recorre a Strike para o encontrar e trazer de volta a casa. No decorrer da investigação, torna-se claro que o desaparecimento do escritor esconde algo mais.
Quine tinha acabado de escrever um romance onde caracterizava de forma perversa quase todas as pessoas que conhecia. Se o livro fosse publicado iria certamente arruinar algumas vidas - pelo que haveria várias pessoas interessadas em silenciá-lo. E quando Quine é encontrado, brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, começa uma corrida contra o tempo para tentar perceber a motivação do cruel assassino, um assassino diferente de todos aqueles com quem Strike se tinha cruzado...
Um policial de leitura compulsiva com um enredo que não dá tréguas ao leitor, O Bicho-da-Seda é o segundo livro desta aclamada série protagonizada por Cormoran Strike e pela sua jovem e determinada assistente Robin Ellacott.
Robert Galbraith, um pseudónimo de J.K. Rowling, é o autor do bestseller Quando o Cuco Chama, o primeiro volume desta nova série. O detetive privado Cormoran Strike está de volta neste novo romance policial!
Opinião:
Apesar de ter lido Quando o cuco chama há bastante tempo (2016), a verdade é que depois de começar a ver a série na HBO fiquei com vontade de retomar os livros. O Bicho da Seda é o segundo volume da mesma, trazendo o nosso detective privado Cormoran Strike de volta para resolver mais um mistério.
Aqui reencontramos as personagens que nos foram apresentadas no primeiro livro, nomeadamente Cormoran e Robin, ficando o leitor a conhecê-las cada vez melhor, e sendo impossível não criar uma ligação com as mesmas. E este, a meu ver, é um dos pontos mais positivos da obra. Não é nada que me surpreenda vindo do autor, mas esta capacidade de caracterizar as personagens de forma a envolver sem querer o leitor na narrativa é brilhante! Mais do que o crime em si, o calorzinho que fica no coração no fim da leitura deve-se sem sombra de dúvida ao nosso envolvimento com as personagens.
Tudo começa quando Leonora Quine contrata o nosso protagonista para encontrar o seu marido Owen Quine. Mas, como nos diz a sinopse, à medida que vai avançando na investigação, Cormoran percebe que o seu desaparecimento é mais complexo do que o que parecia inicialmente. Owen acaba por ser encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias descritas num livro escrito por si, ainda por publicar. A partir daqui, vemos a polícia e o nosso detetive em busca do responsável.
E a verdade é que sendo uma leitura prazerosa, acabei a mesma de forma desconsolada, porque não fui de todo capaz de descobrir o culpado. Já não estava habituada a esta capacidade de Robert Galbraith. Mas espero nas próximas leituras ficar um pouquinho mais perto da descoberta. Será uma questão de prática? 😊 Já não lia este género de policiais há algum tempo.
Em conclusão, trata-se de uma leitura agradável, de fácil compreensão, mas que exige atenção se quisermos descobrir também o culpado! No entanto, a narrativa desenrola-se de forma lenta, o que poderá não agradar a todos os leitores.
Depois de ler a saga Harry Potter, de J. K. Rowling, não poderia deixar de acompanhar o seu pseudónimo – Robert Galbraith, tendo já praticamente todos os livrinhos publicados em Portugal na minha estante para seguir viagem com Cormoran e a nossa querida Robin.
Gosto muito desta série do Robert Galbraith, este segundo é capaz de ser o que gosto menos mas ainda assim gostei muito! :)
ResponderEliminarPois, eu comparar de momento já não consigo, porque li o primeiro mesmo há muito tempo! Mas vou ver se agora faço as leituras mais perto uma das outras. :)
EliminarObrigada pelo teu comentário! :)
Um beijinho