segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Opinião "O Império Final", Brandon Sanderson

Sinopse

Primeiro volume de uma nova série de um dos autores que mais sucesso teve nos últimos anos na fantasia.

Num mundo onde as cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos metais – a Alomancia – que o transforma num “nascido nas brumas”, alguém capaz de invocar o poder de todos os metais.

Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…


Opinião

Já há muito que os livros de série Mistborn estão na minha estante, mas por um ou outro motivo sempre fui adiando a sua leitura. E agora finalmente consegui pegar nesta saga que já há muito me intriga, pois está muito bem cotada e, além disso, Brandon Sanderson é um dos autores de fantasia mais referenciado e recomendado.

O Império final é o primeiro livro desta série, onde somos transportados para um mundo onde a magia é praticada apenas por quem tem o dom da Alomancia. Trata-se de um sistema de magia simples e com regras que o autor nos vai fornecendo ao longo da leitura.

Neste livro, acompanhamos Kelsier e Vin, percebemos como os seus passados influenciam a maneira como eles interagem com o Mundo. e como estes confiam, ou não, nas outras pessoas.  Também nos é apresentado o estrato social dividido pelos nobres e pelos skaa – escravos – enquanto o Senhor Soberano tudo controla.

Através de uma escrita simples e direta, onde não há muito espaço para descrições, Sanderson conta-nos tudo o que precisamos saber, deixando sempre uma vontade de continuar para saber mais sobre este fantástico mundo por ele criado. E se ao início começa com uma narrativa um pouco lenta, mas necessária para nos enquadrar e explicar este complexo mundo, depois acelera e torna-se uma leitura rápida e fluída. Para além disto, ainda somos presenteados com momentos de humor, fruto das cativantes e variadas personagens criadas pelo autor.

Sem dúvida um livro de leitura obrigatória para os amantes de fantasia, mas não só. Em breve voltarei com O Poço da Ascensão.

🌟🌟🌟🌟🌟


Para mais informações consulta o site da Saída de Emergência aqui

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário