sexta-feira, 12 de julho de 2024

Opinião “Gallant”, V . E. Schwab

Sinopse:

Gallant segue o percurso de Olivia Prior, uma jovem que cresceu na Escola Merilance para raparigas, apegada ao único elo com seu passado - o diário da mãe. Aparentemente, o diário leva-a por caminhos pouco claros, mas quando recebe uma carta a convidá-la para ir a Gallant, Olivia fica surpresa ao descobrir que ninguém estava à espera dela.

A casa está repleta de segredos, incluindo ghouls, que assombram os corredores, e o seu primo, o hostil Matthew. Mas Olivia está determinada a descobrir os segredos de Gallant, o que a leva a deparar-se com uma parede em ruínas no momento certo, e a descobrir um lugar que é Gallant, mas não é. Em vez da casa à qual ela cresceu apegada, é uma mansão em ruínas habitada por ghouls e por uma figura misteriosa que tudo governa. Isso leva Olivia a descobrir segredos sobre a história da sua família e as origens do pai? Mas será que ela vai assumir o seu dever de Prior, protegendo nosso mundo contra o Mestre da Casa? Ou irá ocupar o seu lugar ao lado dele?

A história tece um conto sobre o lugar onde o mundo encontra a sua sombra e uma mulher é atraída pelos dois lados.


Opinião:

Já há algum tempo que pretendia ler algo de V. E. Schwab e, finalmente, enveredei numa leitura desta autora. Apesar de ser o livro menos bem cotado da autora no Goodreads, foi o vencedor na categoria de “Best Young Adult Fantasy & Science Fiction (2022)” e sendo standalone optei por começar por Gallant.

Gallant relata a história de uma jovem órfã que cresceu numa escola para raparigas e que consegue ver espetros. Depois de receber uma carta de um familiar muda-se para a casa da família Prior – Gallant. Aqui tenta desvendar os mistérios do seu passado, pois ela achava que não tinha família. Mas Gallant não é uma casa qualquer.

Tal como seria de esperar de um livro direcionado mais para o jovem adulto, a escrita é simples e fluída, e o mistério também nos faz avançar rapidamente na leitura. Apesar de ter apreciado a leitura e a narrativa, não posso dizer que me tivesse cativado particularmente. Trata-se de uma história com poucas personagens, mas que poderiam ter sido melhor desenvolvidas. Ao não criar empatia com nenhuma delas, penso que não consegui aproveitar ao máximo a história.

Apesar deste primeiro encontro com as histórias de V. E. Schwab não ter sido o esperado, certamente voltarei a ler mais coisas da autora.


🌟🌟🌟



Para mais informações consulta o site da Almedina aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário