terça-feira, 23 de julho de 2024

Opinião “Origem”, Dan Brown

Sinopse:

Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2017

Bilbau, Espanha.
Robert Langdon, professor de simbologia e iconologia religiosa da universidade de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbau para assistir a um grandioso anúncio: a revelação da descoberta que «mudará para sempre o rosto da ciência.» O anfitrião dessa noite é Edmond Kirsch, bilionário e futurista de quarenta e dois anos cujas espantosas invenções de alta tecnologia e audazes previsões fizeram dele uma figura de renome a nível global.

Kirsch, um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, duas décadas atrás, está prestes a revelar um incrível avanço científico… que irá responder a duas das perguntas mais fundamentais da existência humana. No início da noite, Langdon e várias centenas de outros convidados ficam fascinados com a apresentação tão original de Kirsch, e Langdon percebe que o anúncio do amigo será muito mais controverso do que ele imaginava. Mas aquela noite tão meticulosamente orquestrada não tardará a transformar-se num caos e a preciosa descoberta do futurista pode muito bem estar em vias de se perder para sempre.

Em pleno turbilhão de emoções e em perigo iminente, Langdon tenta desesperadamente fugir de Bilbau. Tem ao seu lado Ambra Vidal, a elegante diretora do Guggenheim que trabalhou com Kirsch na organização daquele provocador evento. Juntos, fogem para Barcelona, com a perigosa missão de localizarem a palavra-passe que os ajudará a desvendar o segredo de Kirsch.

Percorrendo os escuros corredores de história oculta e religião extremista, Langdon e Vidal têm de fugir de um inimigo atormentado que parece tudo saber e que parece até de alguma forma relacionado com o Palácio Real de Espanha… e que fará qualquer coisa para silenciar para sempre Edmond Kirsch.

Numa viagem marcada pela arte moderna e por símbolos enigmáticos, Langdon e Vidal vão descobrindo as pistas que acabarão por conduzi-los à chocante descoberta de Kirsch… e a uma verdade que até então nos tem escapado e que nos deixará sem fôlego.



Opinião:

Tal como nos já vem habituando, Dan Brown apresenta-nos mais um tema interessante. Neste caso, Igreja vs Tecnologia acaba por ser o mote para esta narrativa. Edmond Kirsch acredita que encontrou a resposta para duas das perguntas mais antigas da humanidade: De onde vimos? E Para onde vamos?

Mas parece que há muita gente interessada em que esta informação não veja a luz do dia, ficando perdida para sempre. E é aqui que entra Robert Langdon, amigo de Kirsch. Mais uma vez, vê-se envolvido na investigação, e nos perigos que esta acarreta, para desvendar estes mistérios.

Com capítulos curtos, Dan Brown, conduz-nos pelos mistérios que envolvem esta história. Trata-se de um livro de leitura rápida, pois com os mistérios que rodeiam a história queremos sempre saber o que se segue. No entanto, achei este livro o mais previsível de todos deste escritor (foi fácil adivinhar quem era o “criminoso”) e também o que tem menos enigmas para resolver.

Trata-se, portanto, de um livro que cumpriu o propósito, mas que não me cativou completamente.

🌟🌟🌟



Para mais informações consulta o site da Bertrand aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário