quinta-feira, 9 de abril de 2020

Opinião "Uma Mensagem através da Vedação", Doug Gold

Sinopse


O amor mais inesperado floresce nas horas mais negras

Na Europa ocupada pelos nazis, dois estranhos conhecem-se por acaso. Um deles é uma resistente eslovena, que atira um bilhete amarrotado através de uma vedação de arame farpado e foge por entre a neve. O outro é um prisioneiro de guerra. O olhar de ambos cruza-se brevemente, mas é o suficiente para transformar as suas vidas para sempre.

Através da história verídica de Josefine Lobnik, uma resistente política que ajudou soldados e prisioneiros de guerra a escapar aos nazis, e de Bruce Murray, um soldado neozelandês que foi capturado na Grécia e enviado para a Eslovénia, Doug Gold apresenta-nos um retrato dramático das relações em tempo de guerra e da destruição que assolou a Europa e o mundo. Narrada através dos relatos de fugas audaciosas, traições, tortura e retaliação, esta é uma notável história de amor que sobreviveu a todas as contrariedades.

Um testemunho extraordinário de duas pessoas comuns que viveram as inimagináveis dificuldades do bárbaro regime de Hitler.

 Opinião

Uma Mensagem através da Vedação, de Doug Gold, foi-me oferecido pela Editora Saída de Emergência, chancela desassossego, à qual agradeço a amabilidade e a disponibilidade.

O mote “O amor mais inesperado floresce nas horas mais negras” que consta na sinopse fez-me ficar curiosa sobre este livro, mas agora que o terminei, sinto que foi um livro que nos conta uma história de guerra onde floresce o amor, mais do que uma história de amor com um cenário de guerra como pano de fundo. Quero com isto dizer que se vão à procura de um romance sentimental e apaixonante, meloso e envolvente com o dramatismo de uma guerra a ecoar, desenganem-se e não peguem neste livro.

Uma Mensagem através da Vedação conta-nos a história real de Josefine Lobnik, uma guerrilheira eslovena, envolvida nas mais perigosas façanhas numa Europa ocupada pelos nazis, e Bruce Murray, um soldado neozelandês capturado e reduzido a uma existência miserável enquanto prisioneiro de guerra. Josefine desesperada por encontrar o seu irmão atira um bilhete a Bruce, na expectativa que ele a possa ajudar. A partir daqui as linhas dos seus destinos separam-se e ambos passam por várias e desumanas provações, até ao seu reencontro.

Demorei mais a ler este livro do que estava à espera, a escrita de carácter maioritariamente descritivo não me entusiasmou, só nas páginas finais ganhei algum ritmo de leitura. De igual forma, os meus limitados e irrisórios conhecimentos geográficos e históricos fizeram com que ficasse aborrecida em alguns momentos, mas mea culpa. Também pode ter sido uma má escolha nesta altura, ler um livro sobre uma tragédia em tempos de tragédia, foi-me difícil concentrar na leitura e abstrair do mundo.

Saber que Uma Mensagem através da Vedação é baseado em factos verídicos e que a maioria das suas personagens são reais causou em mim um sentimento contraditório, por um lado sofri imenso nas passagens relatando tortura, execuções, esforços bélicos inúteis, por outro lado o facto de Josefine e Bruce se terem apaixonado e ultrapassado tantas adversidades, mesmo após a guerra ter terminado, aqueceu-me perante a frieza deste livro e deu-me esperança na Humanidade e na força do Amor. Josefine e Bruce foram tão miseráveis quanto sortudos.

Terminei a leitura perturbada e a desejar que estes cenários de guerra deixem de existir, esta não é uma leitura leve ou fácil, há muito crueldade narrada de forma muito visual. A parte romântica foi para mim bem conseguida mas algo fria, não desgostei, porque não destoa do resto da narrativa e mais lemachice ia retirar veracidade à história.

No final fica a sensação de que quando achamos que sabemos que estávamos do lado certo talvez possamos estar enganados. Quem são os bons? Não há o lado dos bons e dos maus. Só guerra. E bons e maus de ambos os lados. E por isso é tão sem sentido. Não sendo uma luta do bem contra o mal nunca haverá um justo vencedor.

Para quem gostar desta temática da segunda guerra mundial vai gostar e apreciar este livro muito mais que eu. Recomendo! 


Sem comentários :

Enviar um comentário