sábado, 11 de fevereiro de 2023

Opinião "O Hobbit", J. R. R. Tolkien

Sinopse

Um clássico intemporal e um dos livros mais adorados e influentes do século xx.

Esta é a história de como um Baggins viveu uma aventura e deu por si a fazer e a dizer coisas totalmente inesperadas...

Bilbo Baggins goza de uma vida confortável, calma e pouco ambiciosa. Raramente viaja mais longe do que a despensa ou a adega do seu buraco de hobbit, em Fundo-do-Saco. Mas a sua tranquilidade é perturbada quando, um dia, o feiticeiro Gandalf e uma companhia de treze anões aparecem à sua porta, para o levar numa perigosa aventura. Eles têm um plano: saquear o tesouro guardado por Smaug, O Magnífico, um dragão enorme e muito perigoso…

Bilbo, embora relutante, junta-se a esta missão, desconhecendo que nesta viagem até à Montanha Solitária vai encontrar um anel mágico e uma estranha criatura conhecida como Gollum.

Situado no mundo imaginário da Terra Média, O Hobbit, o prelúdio de O Senhor dos Anéis, vendeu milhões de exemplares em todo o mundo desde a sua publicação em 1937, impondo-se como um clássico intemporal e um dos livros mais adorados e influentes do século xx.



Opinião

Há muito tempo que todas as obras do grande mestre da fantasia - J. R. R. Tolkien – estão na minha lista de livros a ler, e finalmente surgiu a oportunidade para tal. Decidi começar por O Hobbit que foi o primeiro livro publicado que se passa na Terra Média.

Em O Hobbit seguimos as aventuras de Bilbo Baggins, um hobbit, e de treze anões numa demanda para recuperar o tesouro que em tempos pertenceu à família de Thorin, um dos anões, guardado agora por um temível dragão.

Durante esta aventura, o pacato Bilbo vê-se envolvido em grandes perigos encontrando vários seres perigosos pelo caminho. É nestas aventuras que Bilbo descobre o anel mágico que será importante na trilogia do Senhor dos Anéis.

Tolkien tem uma forma peculiar de nos envolver na narrativa, chegando ao ponto de tentar adivinhar o que nós estamos a pensar! Durante toda a história não achei que houvesse nada maçador, pois todas as pequenas aventuras foram importantes para o desenvolver do carácter de Bilbo até ao culminar da aventura.

E quando cheguei ao fim da história, apesar da perda de algumas personagens, fiquei com uma sensação de coração cheio, de conforto e de querer mais! Felizmente, ainda, tenho a série de O Senhor dos Anéis que muito em breve começarei a folhear.


🌟🌟🌟🌟🌟


Para mais informações consulta o site da Planeta aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário