Sinopse:
As Silmarilli eram três joias perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos Elfos Superiores.
Quando o primeiro Senhor das Trevas, Morgoth, rouba as joias e as coloca numa coroa de ferro na impenetrável fortaleza de Angband, Fëanor e os seus familiares pegam em armas contra os deuses e travam uma longa e terrível guerra para recuperá-las.
Esta é a história do heroísmo de Elfos e Homens na Primeira Era da Terra-média, a fundação do mundo e dos seus povos, antes dos grandes eventos revelados em O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Opinião:
Com O Silmarillion, J.R.R. Tolkien dá-nos a conhecer a criação de todo o Universo da Terra Média. Através de uma canção tudo se formou, e começou a crescer a Terra conhecida por Arda. Conhecemos os poderosos Valar, responsáveis pela criação de todas as espécies, e de como um destes Valar foi o responsável pelo inseminar da dúvida e discórdia nas outras espécies, o que viria a originar todo o mal que conhecemos em O Senhor dos Anéis através da personagem de Sauron.
Ao longo do livro o autor vai contando várias histórias acerca das origens de vários povos, da sua interação, de como o mal se foi inseminando na Terra Média e como os povos o iam combatendo.
Esta obra é, provavelmente, a mais complexa do escritor. Os nomes dos povos e locais vão sendo ditos em várias línguas, o que por vezes nos faz ficar um pouco na dúvida do que estamos a ler. Trata-se de um livro no qual é preciso estar atento e concentrado, o que nem sempre é fácil, e por isso acho que é um daqueles livros em que só conseguimos atingir todo o seu potencial numa segunda leitura.
Apesar de não ter sido o livro de Tolkien que mais me arrebatou, é fácil perceber o porquê de ser considerado um dos livros mais importantes para conseguirmos ter uma maior percepção do magnifico universo criado pelo autor.
Para além destas histórias sobre a criação e origens de Arda, o autor ainda nos traz alguns extras com árvores genealógicas, notas sobre pronuncias e ainda um índice remissivo das imensas personagens que nos são apresentadas ao longo da obra, e que tanto jeito me deu para relembrar sobre quem estávamos a ler.
Por fim deixo o meu agradecimento à editora Planeta pelo oferta de um exemplar para leitura, opinião e divulgação, que sem sombra de dúvida deve ser lido pelos amantes de O Senhor dos Anéis e não só.
🌟🌟🌟🌟
Para mais informações consulta o site da Planeta aqui.
Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:
Sem comentários :
Enviar um comentário