terça-feira, 14 de maio de 2024

Opinião “Brilho Tóxico”, Inês Rodrigues Melo

Sinopse:

Há bens que vêm por mal

Aos sete anos, Iris viu os pais serem mortos, nunca se conformando com a explicação da polícia de que se tratara de um assalto que correra mal. Aos vinte e um anos, leva uma vida perfeitamente normal, até que um simples passeio muda tudo. Iris vê-se subitamente envolta por um mundo louco que jurava não existir: o das deidades, geniis, vampiros, elfos e bruxas. E tudo isso vem acompanhado de segredos e mentiras que a fazem questionar a própria identidade.

Mas o pior está para vir. Algo ameaça esse mundo secreto de seres fantásticos e a jovem é a peça-chave nesse plano de destruição. Mesmo que não se queira envolver numa guerra que não compreende, é tarde de mais para recuar, pois as ameaças já chegam ao mundo real, colocando em perigo a família que a acolheu desde que ficou órfã. Será possível travar o mal que a cerca? Ou tudo terminará apenas com o derradeiro sacrifício… o seu?


Opinião:

Com o nascimento do pequeno Tomás, as leituras e as opiniões passaram para segundo plano, e o tempo para me sentar a escrever com calma foi muito limitado! Assim, praticamente um mês depois de terminar a obra deixo a minha opinião. 

Foi com grande curiosidade que enveredei nesta leitura: uma surpresa na caixa de correio pela Saída de Emergência. E como tem sido recorrente nas minhas leituras mais recentes no foro do fantástico, nesta predomina também o romance em detrimento do mundo fantástico. Apesar de ter apreciado a leitura e de a ter lido até de forma célere com o Tomás ao colo, confesso que tenho saudades da “velha fantasia”. Penso que o que me faz ultimamente ficar desanimada quando encontro o romance, é o facto de a presença de romance não ser evidente na sinopse, o que faz com que como leitora espere algo e acabe por encontrar outra coisa. No entanto, a etiqueta de literatura romântica está de facto na contracapa.

Brilho Tóxico retrata essencialmente a história de Íris. Como nos diz a sinopse, os pais de Íris são mortos por vampiros quando esta tinha sete anos de idade. No entanto, não é esta a explicação dada durante a sua vida. Aos 21 anos descobre não só este mundo, mas também que faz parte dele, e que possui um poder raro procurado pelos inimigos dos geniis – os vampiros. Gostei bastante da introdução que a autora deu a este mundo, e fiquei com vontade de ler obras sobre vampiros. Confesso que não estava familiarizada com a existência de deidades e geniis, o que tornou a leitura interessante para mim. Também a escrita da Inês é fluída e simples, o que facilitou a minha leitura mesmo nos dias de maior cansaço.

A história de amor entre Íris e Matthew tem grande destaque durante a narrativa, no entanto, não foi de facto aquilo que me conquistou na obra. Apesar de não ter sido a leitura que esperava, quero descobrir onde nos vai levar a autora no próximo livrinho. 😊 

Por fim, deixo o meu obrigada à Saída de Emergência pela cedência do exemplar para divulgação, leitura e opinião.

🌟🌟🌟



Para mais informações consulta o site da Saída de Emergência aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário