domingo, 9 de junho de 2024

Opinião "A Cirurgiã", Leslie Wolfe

 Sinopse

Antes do meu mundo desabar, eu tinha tudo. A carreira de sucesso com que sempre sonhara. A bela casa onde podia sentar-me e relaxar confortavelmente depois de um longo dia de trabalho. O marido mais bonito e dedicado que poderia desejar, cujo sorriso encantador sempre me fizera sentir segura. Até hoje nunca tinha perdido um doente. Até hoje nunca tinha operado ninguém que odiava. Quando declarei o óbito, a minha voz estava firme: «Hora da morte 13:47». Todo o pessoal, médicos e enfermeiros na sala de operações ficaram em silêncio à minha volta, a olhar para mim, confusos e preocupados. As minhas mãos tremiam dentro das luvas. O meu olhar deslizou pelas frias paredes de azulejo, com o coração a bater aceleradamente dentro do meu peito. Se tivesse sabido antes de quem se tratava teria pedido a um colega que me substituísse. Ninguém estranharia; é um procedimento habitual não operar amigos, familiares ou... qualquer outra pessoa que possa comprometer a capacidade do cirurgião agir na sala de operações. Teria sido fácil. Mas que outra escolha podia ter feito depois de o reconhecer na sala de operações? E o que vou fazer para me proteger, se alguém descobrir?

 

A Cirurgiã

Opinião

Começo por dizer que sou fã da Leslie Wolfe, não amei todos os livros que li da autora, mas foram, na sua maioria, livros de leitura rápida e viciante, em que me senti imergida num episódio de criminal minds. A Cirurgiã foi provavelmente o livro da autora que mais me desiludiu. É um livro que foge às suas temáticas habituais, mas, apesar disso, eu tinha bastante curiosidade nesta leitura.

A protagonista, a Dr. Anne Wiley, é uma cirurgiã cardio-torácica de sucesso, que fica devastada quando perde o seu primeiro paciente, ao fim de mais de uma década de trabalho, o que para mim sendo cirurgiã, foi desde logo algo inverosímil. Mas estaria disposta a esquecer este facto ficcionado, não fosse o caso do enredo deste livro ser pobre e a ação arrastada. Não consegui simpatizar com a protagonista, nem com nenhuma das personagens apresentadas. A par da trama principal, a morte de um doente na mesa de operações de forma inesperada, é nos apresentado também uma espécie de triângulo amoroso previsível e que pouco acrescentou à narrativa. 

A leitura foi rápida porque a escrita da autora é fácil, mas não foi propriamente um livro viciante. Gostei do final e mantenho a minha vontade de terminar a série da agente especial Tess Winnett e ler os outros livros publicados pela autora, mas realmente este stand alone esteve muito longe de me encher as medidas. 

🌟🌟🌟


 

Para mais informações consulta o site da Alma dos Livros aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

2 comentários :

  1. Só li este e outro livro da autora, não gostei de nenhum, achei fraquíssimos para livros de uma autora com um suposto grande renome. Não conto ler mais nada dela, há muito mais livros do género para desbravar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana :)
      Confesso que gostei bastante dos primeiros livros da autora. Os últimos foram me desiludindo, acabei por lê-los por serem rápidos e ter a expectativa de ser parecidos aos primeiros!
      Dentro do género gosto muito dos da Cara Hunter, embora os 2 últimos também não tenha adorado :(

      Tomé

      Eliminar