domingo, 16 de junho de 2024

Opinião “A Noiva Judia”, Nuno Nepomuceno

Sinopse:

O corpo de um homem espancado até à morte é encontrado numa praia deserta. O cadáver pertence a um escritor, presente na cidade para assistir à antestreia da adaptação cinematográfica do seu livro mais famoso.

Na mesma noite, um jovem confessa o homicídio, mas é nesse momento que uma questão se coloca: por que motivo as provas recolhidas apontam para que esteja inocente? O mistério adensa-se quando a noiva da vítima, uma colecionadora de arte com os seus próprios planos, decide vir a público. Ela tem algo a dizer, mas poderá estar implicada?

Depois do sucesso de O Cardeal, Nuno Nepomuceno regressa e apresenta finalmente o muito aguardado desfecho da série Afonso Catalão. Entre Cambridge, Amesterdão e Veneza, inspirado pela morte do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, construído segundo os cinco elementos de um filme, A Noiva Judia é um thriller psicológico inteligente, sedutor e ousado, de leitura voraz, que só conseguirá pousar quando chegar à última página.


Opinião:

Depois de ler Sandra Carvalho, regresso aos autores portugueses com Nuno Nepomuceno e A Noiva Judia.

Neste livro, acompanhamos novamente o professor Afonso Catalão após os acontecimentos narrados em O Cardeal. Aqui, um escritor famoso aparece morto e Afonso e Diana veem-se novamente envolvidos na investigação.

Gostei como o autor conseguiu reunir muitas das personagens que foram aparecendo ao longo das outras obras, fechando vários mistérios que ficaram por resolver nos livros anteriores.

Sempre gostei da escrita de Nuno e da forma como facilmente nos agarra à história, o que nos faz querer continuar a ler. Por vezes, o saltitar temporal torna-se um pouco confuso, mas acho que é isso que torna a leitura desafiante e também apetecível, pois queremos perceber como chegamos àquela situação. No que diz respeito às obras anteriores, achei que os finais das mesmas podiam ser melhorados, uma vez que sempre me pareceram muito abruptos. No entanto, neste volume senti que o final foi melhor trabalhado, unindo as pontas soltas.

Com este livro fechamos a história de Afonso Catalão e fico agradado com este desfecho. Espero voltar em breve às histórias de Nuno e com novas personagens, ou quem sabe voltar a algumas conhecidas (sempre simpatizei mais com André Marques-Smith – da série Freelancer) 😊.


🌟🌟🌟🌟



Para mais informações consulta o site do Grupo Infinito Particular aqui.

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

Sem comentários :

Enviar um comentário