domingo, 18 de setembro de 2022

Opinião "O Dragão Renascido", Robert Jordan

Sinopse

Existe um mundo de Luz e Sombra onde o Bem e o Mal travam uma eterna batalha. É o mundo da Roda do Tempo, uma das melhores séries de fantasia épica alguma vez escrita.
A Terra é Una com o Dragão e o Dragão é Uno com a Terra.

Num mundo de Luz e Sombra - o mundo da Roda do Tempo - onde o Bem e o Mal travam uma batalha sem fim, a Sombra alastra através das Eras e o Tenebroso evocou todos os poderes mágicos do mal para escapar da prisão onde se encontra. Se o conseguir e nada o puder deter o caos instalar-se-á para sempre…

Para o derrotar, apenas o homem que nasceu para combater as Trevas: Rand al’Thor, o Dragão Renascido. O líder há muito anunciado como salvador do mundo - e que nessa demanda o destruirá; o libertador que perderá a razão e que arrastará com ele os que lhe são mais queridos - tenta escapar ao seu destino.

Para se preparar para o confronto, Rand precisa de encontrar Callandor, a antiga Espada do Dragão… e os Sem-Alma estão preparados e farão tudo para o impedir.


Opinião

O Dragão Renascido é o terceiro livro da saga A roda do Tempo. E o curioso neste livro é que apesar de o Dragão Renascido ser Rand, o livro acompanha mais de perto as aventuras das outras personagens, culminando todas na mesma cidade – Tear.

Nesta obra, acompanhamos Mat e a sua “sorte” na sua demanda para ajudar os suas amigos, e compreendemos o seu instinto de ajudar, mesmo quando todas as forças do seu ser dizem que é má ideia e se vai meter em sarilhos. Acompanhamos Nynaeve, Egwene e Elayne na sua aprendizagem para se tornarem Aes Sedai, o que as leva a correr enormes riscos quando são incumbidas de encontrar as Aes Sedai do Ajah Negro. E acompanhamos Perrin que tenta lidar com os seus sonhos de lobo da melhor forma possível, enquanto acompanha Morraine, Lan e Loyal que tentam encontrar Rand. Perrin também tem que perceber quem é este falcão que se atravessa na sua vida.

Todas estas aventuras culminam em Tear e na espada Callandor, onde as armadilhas criadas pelos amigos do Tenebroso se encontram, e onde por fim se tiram as dúvidas acerca de quem é o Dragão Renascido.

Robert Jordan consegue através da sua escrita envolver o leitor com todas estas personagens, de forma a querermos saber o que vai acontecer a seguir, perceber os seus receios e o que as move. As interações entre as personagens são sem dúvida o ponto mais interessante do livro.

Em relação aos livros anteriores, sinto que ouve menos “situações perigosas” e menos ação, mas gostei como se focou no desenvolvimento de outras personagens. Em breve regressarei a este mundo com A Sombra Alastra.


🌟🌟🌟🌟



Para mais informações consulte o site da Bertrand Editora aqui.

Também podes ler as opiniões do Tiago dos primeiros livros da saga:

Caso queiras comprar o livro, podes usar os nossos links de afiliados:

2 comentários :

  1. Li o quarto livro há coisa de um mês e desiludiu-me um bocadinho... um livro tão grande e não se passa quase nada, e não avançamos grande coisa na história! Felizmente que as personagens são óptimas e me fazem querer continuar a série porque até agora o meu livro preferido foi o primeiro :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana :)
      Sem dúvida que as personagens são muito interessantes e ficamos com vontade de saber mais e mais :). Estou agora a ler o quarto livro e espero gostar mais que tu :); ainda são mil páginas! :)
      Tiago

      Eliminar